Projeto irá formar monitores ambientais
Por Redação Diário de Cáceres, com informações da Polícia Ambiental
28/05/2012 - 15:33
O nome é uma homenagem ao lobo guará "Crysolyom brachiurus", maior canídeo sul-americano, andarilho errante pelas paisagens sertanejas do Brasil. Cada vez mais raro devido a destruição de seus habitat e da perseguição implacável do homem.
O lobo vermelho de pernas longas e negras, constitui parte do nosso patrimônio natural e merecedor de atenção nacional. Tomara que o lobo guará continue a vagar pelas noites em sua jornada solitária.O seu silêncio poderá ser o prenúncio de um fim.
(Francisco Silva de Oliveira)
O PROJETO
O público alvo é de adolescentes de 12 a 17 anos do município de Cáceres. O projeto tem a colaboração da professora dra. Regina Menacho de Oliveira.
O projeto Monitores Ambientais “Turma Lobo Guará" trata da questão da implantação de um curso preparatório para formação de 30 (trinta) adolescentes como monitores e futuros multiplicadores, que contribuirá com o município para a melhoria do meio ambiente em que vivem, num trabalho voluntário em atividades de monitoramento e pesquisa envolvendo os temas como conservação, preservação e proteção dos recursos naturais nas áreas prioritárias para a conservação, entre outros.
O projeto visa atender a demanda da sociedade em busca de um ambiente equilibrado e será uma ferramenta complementar pela participação em ações de monitoramento, controle e de educação ambiental capacitados para atuarem de forma conjunta com a 4 ª Companhia de Policia Militar de Proteção Ambiental, na busca de alternativas viáveis para a conservação da natureza e uso sustentável dos recursos naturais
O enfoque deste projeto é de cunho educativo através da prática, parte do princípio que o conhecimento não é algo acabado que pode se transferir de uma pessoa para outra. Além disto, as pessoas possuem informações, opiniões e leituras sobre a realidade e a incorporação de novos conhecimentos se dão a partir dos saberes já existente e dos estudos já realizados.
O Projeto Monitores Ambientais “Turma Lobo Guará", será implantado em conjunto com a 4 ª Companhia de Policia Militar de Proteção Ambiental, envolvendo alunos da rede pública de ensino, através de um curso preparatório para formação de 30 (trinta) adolescentes de 12 (doze) a 17 (dezessete) anos, como monitores .
Durante o seu período de formação, serão oferecidos conteúdos ministrados por parceiros voluntários, com aproveitamento de 100% da carga horária, onde os monitores serão preparados para acompanhar os Policiais Ambientais nas suas atividades envolvendo a realização de cursos, oficinas e atividades especiais com a participação da comunidade na: semana da água, semana do meio ambiente, semana da árvore, da biodiversidade, bem como atendimento de solicitação das escolas e comunidade em geral. Será feito intercâmbio com países europeus e comunidades afrodescendentes.
O Projeto Monitores Ambientais “Turma Lobo Guará", será desenvolvido através de parcerias com voluntários, Escolas públicas, Entidades de Ensino Superior e acadêmicos, organizações não governamentais e sociedade civil, visando prioritariamente a formação consciente dos adolescentes, despertando para a cidadania, para construir uma sociedade onde relação entre as pessoas e a relação destas com o meio ambiente se deem de forma harmoniosa e justa, onde o monitoramento em parceria com a comunidade deverá ser visto como uma ferramenta essencial com ambos se beneficiando e contribuindo para uma ação com a qualidade de vida.
Objetivos gerais do projeto:
Ø Preparar os adolescentes por meio de curso de formações para que sejam capazes de serem instrutores de temas ambientais, realizando oficinas, mini-cursos, contribuindo para a melhoria do meio ambiente em que vivem.
Ø Conscientizar os adolescentes, despertando para a cidadania, para construir uma sociedade onde relação entre as pessoas e a relação destas com o meio ambiente se deem de forma harmoniosa e justa
Objetivos Específicos:
Ø Formar um grupo de monitores ambientais, preocupados com as causa ambientais para que sejam no futuro, multiplicadores.
Ø Sensibilizar a sociedade e a comunidade em geral, através dos monitores a adotar postura ambientalmente corretas, que os levem as interações construtivas, justa e sustentável, partindo da orientação destes.
Ø Ministrar curso aos monitores ambientais, realizando em Cáceres MT, sob a responsabilidade da 4ª CIA Ambiental, com a parceria de voluntários para a formação do grupo.
Ø Constituir o grupo com 30 membros de ambos os gênero, raças e etnias.
Será feito um contato com os gestores das escolas que abrangem o curso voltado para o meio ambiente das Escolas: Estadual Onze de Março, Instituto Federal de Mato Grosso, dentre outras escolas públicas,para a triagem dos alunos.
AÇÕES E AS FASES DO PROJETO:
Durante o período de formação, ser oferecido os conteúdos que estão inclusos no projeto com aproveitamento de 100% da carga horária, onde os monitores estarão preparados para acompanhar os policiais ambientais nas suas atividades: semana da água, semana do meio ambiente, semana da árvore, da biodiversidade, bem como atendimento de solicitação das escolas e comunidade em geral. Será feito intercâmbio com países europeus e comunidades afrodescendentes.
ENTIDADES ENVOLVIDAS
Ø ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Ø IFMT
Ø SEMA
Ø JUVAM
Ø 4ªCIA AMBIENTAL
Ø BPMA
Ø CORPO DE BOMBEIRO
Ø CENTRO DE DIREITOS HUMANOS
Ø MINISTÉRIO PÚBLICO