Evento musical vai relembrar a Coorepórter na Praça da Mandioca
Por Sandra Carvalho/Mário Hashimoto/Nelson Severino
02/12/2013 - 10:45
A Praça da Mandioca será palco neste dia 10 de dezembro de PanTan, evento que relembrará a Cooperativa dos Jornalistas e Técnicos Gráficos (Coorepórter) criada no início dos anos 80, em pleno regime militar.
A noite vai reunir integrantes da entidade e amigos dos jornalistas que se encontravam à época para discutir sobre política e editar o combativo jornal O Escaldado. E também para compor e cantar suas próprias criações e músicas de artistas nacionais que embalavam as rodas de viola na sede da cooperativa, um velho casarão na Rua 13 de Junho, centro de Cuiabá.
Estão convidados para o evento profissionais das mais variadas áreas da comunicação social, publicidade, artes plásticas e música tanto do período da corajosa Coorepórter como os que surgiram posteriormente, até os dias atuais.
Uma lista de músicas cantadas em verso e prosa na cooperativa foi elaborada para compor o repertório da noite. E serão executadas por músicos como Pio Toledo e Amauri Lobo, que eram presença constante na sede da cooperativa. Além de Beto Velosa, que integrou o grupo Cauim, formado basicamente por profissionais da comunicação. O grupo Caximir Bouquet, que também fazia sucesso na época, será reverenciado e fará participação especial no evento.
Qualquer pessoa ligada à área da comunicação, música e artes plásticas, que conheceu ou não a cooperativa e seus integrantes, poderá se inscrever para cantar na noite PanTan, desde que a música seja escolhida a partir da lista elaborada pela coordenação do evento.
Dentre as músicas já estão na lista Nos bailes da vida (Milton Nascimento), Tocando em frente (Almir Sater), Espanhola (Sá e Guarabira), Samba do Ernesto (Demônios da Garoa), Na rua, na chuva, na fazenda (Hyldon), além de músicas de Adoniram Barbosa, Djavan, João Bosco, Dalto, Keiton e Kledir, Roupa Nova, Taiguara e tantos outros.
O evento ainda deve contar com a presença e obras do publicitário e artista plástico Josué Moreira, amigo da Coorepórter. A programação completa será divulgada em breve.
A Coorepórter – A Cooperativa dos Jornalistas e Técnicos Gráficos foi fundada no início da década de 80 pelo saudoso jornalista José Calixto Alencar, o Zelito, e outro profissionais da área como o chargista Salvio Jacques e Lúcio Tadeu (também falecidos), o diagramador Mário Hashimoto, o repórter fotográfico Magno Jorge e também os jornalistas Nelson Severino, Janete Carvalho, Adeildo Lucena e Marcos Vila.
A sede da cooperativa, localizada num casarão da Rua 13 de Junho, no meio do quarteirão entre a Avenida Dom Bosco e a Praça Ipiranga, era utilizada para a realização de serviços jornalísticos e também abrigava seus diretores, artistas, ecologistas, indígenas e jornalistas que por aqui chegavam sem rumo.
“Iniciamos ali um projeto chamado Jornal Escaldado, em oposição ao governo militar e ao partido político Arena”, conta Mário Hashimoto. E nas noites gaulesas, relembra o idealizador da Revista Sina, havia rodas de viola embaixo de uma mangueira e nas escadarias do velho casarão, demolido há poucos anos para dar espaço a estabelecimentos comerciais.
E acrescenta: “Nesse dia histórico, vamos cantarolar as músicas que os violeiros tocavam, homenageando os jornalistas José Calixto de Alencar, Lúcio César Tadeu e Sálvio Jacques que partiram para outro plano e que fizeram parte desta empreitada. Música, poesia e tudo que tivermos direito”.
Hashimoto está mobilizando fundadores, amigos, profissionais de áreas afins e todos que tiverem interesse em conhecer um pouco dos tempos áureos do jornalismo mato-grossense para comparecer dia 10 de dezembro, a partir das 19 horas, na Praça da Mandioca.
Pantan – O nome do evento é uma menção à música Pantan no Quintal, de autoria do poeta Antônio Carlos e do repórter fotográfico Magno Jorge. Sua letra faz reverências ao Pantanal mato-grossense e ao pássaro sabiá laranjeira.
Acompanhe os bastidores do evento pela fanpage https://www.facebook.com/pages/Pantan/593407934041555
Informações: Sandra Carvalho (8115-9312) e Mário Hashimoto (8419-2791)