Nova Mutum passa a sediar o 13º campus da Unemat
Por Assessoria
11/12/2013 - 08:59
O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), professor Adriano Silva, assinou nesta segunda-feira (9) juntamente com o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, a transferência dos cursos da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova), assim como a transferência dos bens móveis e imóveis para a Unemat. A instituição de ensino superior de Nova Mutum agora passa a ser o 13º campus da Unemat.
O professor Adriano Silva comparou a criação da Uninova com a criação da Unemat que começou em 1978 quando um grupo de pessoas discutia a necessidade de se ter ensino superior no interior de Mato Grosso. “Assim como a Uninova a Unemat também começou como uma instituição municipal.” O reitor ainda parabenizou os idealizadores da Uninova pela maturidade social e política além de chamar para todos a responsabilidade pelo novo campus. “A Unemat é responsabilidade de todos. Todos vocês devem participar ativamente de seu desenvolvimento”, lembrou o professor Adriano Silva.
O prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, destacou o a importância da criação da Uninova e do conhecimento por ela difundido, e apostou em novos tempos. “A fundação chegou num ponto que não tem mais como sustentar a estrutura criada com sangue e suor por todos nós. Ela passou a exigir cada vez mais investimentos. A obrigação do município é de investir cada vez mais no ensino fundamental. Nossa instituição de ensino superior tem um potencial muito grande de crescimento, estamos entre Cuiabá e Sinop. Por isso, ela precisava passar à Unemat. Dessa maneira ela continuará sendo nossa e receberá os investimentos que necessita.”
Participaram do evento, que foi realizado em uma das salas de aula da agora Unemat/Nova Mutum, cerca de 40 pessoas, entre elas o acadêmico de agronomia, Ricardo Corazza, representante do corpo acadêmico que prometeu ser parceiro da Unemat e o ex-prefeito na época da fundação da Uninova (1994), Alcindo Luggeri. “Inicialmente a ideia era reforçar o conhecimento dos nossos professores” lembrou Luggeri que ainda disse recordar do dia de domingo quando foi assentado o primeiro tijolo da instituição.