Sete seleções fazem 'reconhecimento' da Arena Pantanal
Por Midianews
11/12/2013 - 09:25
Foto: Edson Rodrigues/Secopa
Membros das delegações de sete das oito seleções que irão jogar em Cuiabá, durante a primeira fase da Copa do Mundo, estiveram na Capital, no final de semana, para conhecer a infraestrutura oferecida pela cidade.
As delegações deram atenção especial à rede hoteleira e visitaram as obras da Arena Pantanal – que se encontra com 89% dos serviços concluídos, segundo a Secopa – e dos Centros Oficiais de Treinamento (COTs) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Barra do Pari.
No sábado (7), desembarcaram na Capital os membros das delegações russa, japonesa, australiana e chilena. No domingo (8), foi a vez dos membros das equipes da Colômbia, Bósnia Herzegovina e Coreia do Sul.
Apenas a delegação da Nigéria ainda não visitou a cidade, segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
As delegações foram recebidas e guiadas por assessores de mobilidade urbana da Secopa, que seguiram pelas rotas protocolares que serão usadas durante os dias de jogos em Cuiabá,
As comissões saíram do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e seguiram em direção a Arena Pantanal, no Verdão, passando pela Ponte Mário Andreazza e Trincheira Ciríaco Cândia, obras recém-inauguradas pelo Estado.
Na Arena Pantanal, as delegações do Japão e Rússia, primeiras a chegar à Capital, fizeram questão de conhecer o projeto do estádio e conferir os vestiários e o campo de futebol, e disseram ter aprovado tanto o trajeto feito quanto a distribuição dos espaços nos vestiários do estádio.
Segundo a Secopa, os japoneses foram os mais detalhistas, tendo verificado, além do vestiário e do campo, a sala de conferência e os camarotes. Na sequência, eles seguiram para o COT da UFMT.
As altas temperaturas registradas em Cuiabá e o clima seco também não foram encarados como um problema pelas delegações.
Para o técnico da seleção australiana, Angelos Postekos, “o caminho é bem curto entre o hotel, centros oficiais de treinamento e a Arena Pantanal”.
Russos e japoneses ressaltaram que seus torcedores têm o hábito de viajar bastante para acompanhar os jogos de suas seleções.
Os coreanos visitaram as estruturas na tarde de domingo, enquanto os membros da delegação da Bósnia aproveitaram, ainda, para conhecer a noite cuiabana.
Estágio e atraso nas obras
Apesar do atraso no andamento das obras, que deveriam ser inauguradas em dezembro deste ano, o Governo do Estado garante a entrega de todas a tempo de serem utilizadas durante a Copa.
No caso da Arena Pantanal, a inauguração está prevista para janeiro de 2014, ainda que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) tenha ampliado o prazo de entrega para até fevereiro do ano que vem.
O primeiro evento-teste deve ocorrer até março de 2014, segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).
Os jogos
Na última sexta-feira (6), a Federação Internacional de Futebol (Fifa) realizou o sorteio que definiu quem enfrenta quem durante a primeira fase do Mundial de 2014.
Em Cuiabá, o jogo de estreia será no dia 13 de junho, a partir das 18h, entre Chile e Austrália, pelo Grupo B.
Já o segundo jogo acontece no dia 17 de junho, a partir das 18h, entre Rússia e Coreia do Sul, pelo Grupo H.
No dia 21 de junho, a partir das 18h, o jogo é entre Bósnia e Nigéria, na luta pela classificação no Grupo F.
O último jogo que acontecerá em Cuiabá será no dia 24 de junho, a partir das 16h, entre Colômbia e Japão, pelo Grupo C.
Confira na tabela abaixo o resumo dos jogos que rolam na Arena Pantanal:
13/06/2014 – 18h
Chile x Austrália (Grupo B)
17/06/2014 – 18h
Rússia x Coreia do Sul (Grupo H)
21/06/2014 – 18h
Bósnia x Nigéria (Grupo F)
24/06/2014 – 16h
Colômbia x Japão (Grupo C)