Curso capacita agentes para substituir PMs nos presídios e cadeias públicas
Por Midianews
16/12/2013 - 11:47
O Governo do Estado promoveu, no último final de semana, a capacitação de 120 agentes com foco na instrução de armamento de tiro, aula tonfa (bastão policial), imobilização, algemamento e escolta. O Curso de Práticas Operacionais é uma ação baseada no método do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), e o objetivo é instruir os agentes que irão substituir a Policia Militar na segurança interna dos presídios e cadeias públicas do Estado. Serão seis dias de capacitação.
Segundo o agente e coordenador do curso Práticas Operacionais, Wilson Lima, a qualificação proporciona mais segurança. “Neste período de transição, que a PM está saindo das penitenciarias, o treinamento vem ao encontro dos anseios da categoria, para que possamos assumir todas as funções inerentes. Os agentes já saem capacitados para exercer a função de segurança no universo penitenciário”.
Neste módulo, nove agentes são multiplicadores dos conhecimentos. Eles foram treinados em Brasília pelo Departamento Penitenciário de Operações Especiais, onde aprenderam o método GIR.
O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Luis Antonio Possas, reforçou que mais qualificações devem acontecer para melhor atender a demanda. “Este curso faz parte do processo de modernização, e todas as funções que serão assumidas pelos agentes precisam ser reforçadas, pois agora eles irão fazer a contenção armada também. Outras etapas virão no ano de 2014, faremos métodos mais avançados e todos os agentes serão capacitados”.
A substituição dos policiais militares pelos agentes carcerários acontece desde o mês de novembro. As últimas vão ser efetuadas até o dia 31 de dezembro.