IFMT Cáceres certifica 2ª turma de pescadores artesanais de água doce em Poconé
Por Edna Pedro/assessoria
20/12/2013 - 17:31
O IFMT Campus Cáceres certificou esta semana mais 22 pescadores pantaneiros mato-grossenses com Curso de Formação Inicial e Continuada Integrado ao Ensino Fundamental na área de Pesca e Aquicultura com o Perfil Profissional de Pescadores Artesanais de Água Doce. O curso, ofertado pelo campus no Núcleo Avançado do Pantanal em Poconé, integra a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada, Rede Certific que tem entre os objetivos, elevar a escolaridade dos trabalhadores, reconhecer saberes e certificar conhecimentos adquiridos na prática ao longo dos anos.
Desenvolvido por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Proeja, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Poconé, o curso teve inicio em 2010 e concluiu a 2ª turma.
“ A educação liberta, emancipa, nos torna cidadãos, faz a vida melhor. Experiências como esta são provas disto. E para nós, como gestores educacionais, realizar este projeto em parceria com união, estado e município é um exemplo de sucesso da responsabilidade compartilhada pela educação”, afirma o diretor-geral em exercício do IFMT Cáceres, Carlos Rafael Dias
Para os pescadores certificados esta semana, o programa possibilitou além do reconhecimento dos saberes sobre pesca, o ingresso na educação formal, ofertando desde a alfabetização a conclusão do ensino fundamental.
Participaram da cerimônia de entrega de certificados educadores e representantes das secretarias de educação do Estado de Mato Grosso e de Poconé. Na ocasião, os formandos homenagearam o professor Olegário Baldo, como Patrono da turma pelo trabalho realizado a frente da direção do Campus, desde abertura do curso, e o coordenador do Napan, Jasson Borralho Paes de Barros como Paraninfo da Turma.