Rui Prado é indicado para ser ministro da Agricultura
Por Pablo Rodrigo/Hiérnotícias
24/01/2014 - 09:53
Foto: Mayke Toscano/Hipernoticias
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) Rui Prado (PSD), foi indicado pela bancada federal do PSD e PMDB, para assumir o Ministério da Agricultura, na mini-reforma ministerial do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
A indicação ocorreu, conforme o HiperNotícias apurou com exclusividade, após as lideranças nacionais do PSD solicitar do presidente estadual da sigla em Mato Grosso, o vice-governador Chico Daltro (PSD) um nome para assumir a pasta. Agora Dilma decidirá nos próximos dias, se aceita ou não o nome do mato-grossense para ingressar o seu staff.
A indicação de Prado, faz parte da estratégia do projeto de reeleição de Dilma, visando aglutinar todo o setor do agronegócio em sua campanha presidencial. O setor produtivo mato-grossense vem conquistando respeito e espaço no cenário político nacional
Prova disto é que ex-senador Jonas Pinheiro (DEM) e o ex-deputado federal Homero Pereira (PSD) lideravam as discussões do campo ruralista no Congresso Nacional. Inclusive, Homero chegou a liderar a Comissão Parlamentar de Agricultura.
O nome do senador Blairo Maggi (PR) também foi lembrado para o cargo, mas a cúpula nacional do PR quer emplacá-lo no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A indicação do social-democrata pela cúpula estadual também é a forma para que a sigla contemple o correligionário,que já estava articulando o seu nome para o Senado Federal ou Câmara Federal. A articulação poderia atrapalhar o projeto de Daltro ao governo e de reeleição do deputado federal Eliene Lima (PSD).
Rui Prado foi presidente dos produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) e da Aprosoja Brasil, do Instituto Ação Verde, Sindicato Rural de Campo Novo dos Parecis. Ele também pertenceu ao Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa), do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Câmara Setorial da Soja no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT.