Entidades se organizam e realizam 'Manifesto pela segurança na fronteira'
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro Diório
29/01/2014 - 10:09
Às 11 horas de hoje, acontece no gabinete do prefeito, francis Maris, uma reunião com a imprensa, que irá receber informações sobre o Manifesto pela Segurança na Fronteira. O ato será realizado na segunda-feria, dia 03, coordenado pela Prefeitura de Cáceres, Sindicato Rural de Cáceres e Acrimat(Associação dos Criadores de Mato Grosso), que tem coo diretor regional o pecuarista e empresário Amarildo Merotti.
As entidades organizadoras, através de seus representantes, informam que a ação é decorrente
do alto índice de violência em Cáceres e nos municípios vizinhos, envolvendo assaltos com lesões corporais, subtração de bens(tratores, camionetes, veículos de passeio, motos, entre outros), que na maioria das vezes são trocados por drogas.
O prefeito de Cáceres afirma que "há prejuízo tanto no campo como na cidade, e a situação repercute de forma bastante negativa para Cáceres. Assim, vejo a necessidade de um "levante" demonstrando a indignação de nosso povo, ordeiro e que não compactua com esta situação de desordem".
O Ato Público terá a duração de 24 horas, com início às 12 horas de segunda-feira, e término no mesmo horário de terça-feira,4, na localidade de Corixa(Cáceres/MT).
Os organizadores estão informando todos os meios de comunicação, para que o manifesto ganhe repercussão local, estadual e nacional. Estão sendo convidados a apoiar e participar órgãos como a Câmara Municipal de Cáceres, órgãos de segurança pública, associações de produtores rurais, clubes de serviço e a sociedade de maneira geral, através de seus segmentos organizados, e também as autoridades bolivianas, considerando que o problema é comum aos dois países.
"Os criminosos se falem da facilidade de acesso advinda da divisa seca da faixa fronteiriça entre o Brasil e a Bolívia. Considerando que temos uma extensão de 150 quilômetros de fronteira seca, envolvendo 21 município em Mato Grosso, e centenas de propriedade rurais nesta área, os prejuízos são incalculáveis"-alerta Amarildo Merotti.
Já o presidente do Sindicato Rural de Cáceres e vereador Marcinho Lacerda, lembra que Cáceres tem o maior rebanho bovino do Estado e nossa região é a segunda maior produtora de leite. Necessitamos de segurança, da volta do posto do Gefron na localidade estratégica do Limão e ainda, a garantia da continuidade da presença do Exército Brasileiro na Corixa".
Na segunda-feira, 03, das 10 às 12 horas, os participantes irão de concentrar no Parque de Exposições de Cáceres(sindicato Rural), de onde saem em comitiva para o local do manifesto, que terá a presença de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, nas esferas municipal estadual e federal.