Senar-MT e parceiros investem em Centros de Treinamentos
Por Imprensa SENAR MT
31/01/2014 - 10:34
Mato Grosso ganhará um Centro de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural em 2014. O projeto é idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Central e será executado pelo Senar-MT. "O centro faz parte de um grande projeto nacional que prevê a construção de 11 unidades e Mato Grosso será beneficiado com uma delas", afirmou o presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Rui Prado.
"Nosso Estado tem dois grandes desafios para resolver que é a questão de logística e da mão de obra. Qualificar essa mão de obra é o nosso papel. Pensando nisso temos a meta de capacitar 1 milhão de pessoas até 2020". Prado conta que há dificuldade de encontrar pessoas qualificadas para atender a necessidade de mão de obra no campo. Isso tem se tornado um gargalo para o agronegócio. "A ausência de profissionais capacitados influencia na competitividade do setor".
A demanda para o trabalho no campo cresce a cada dia, assim como aumenta a produção das cadeias produtivas do Estado. Até 2020, o setor da suinocultura deve ampliar em 180% sua taxa de crescimento. Para os avicultores, a perspectiva de crescimento também é 180%. Já para as lavouras de soja e milho existe a perspectiva de um crescimento de 49% e, para atender a demanda que esse crescimento vai gerar é preciso investir em capacitação.
O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho conta que no Centro de Excelência será realizado curso técnico de nível médio, com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). A carga horária da capacitação será de 1200 horas e a previsão de atender 3872 alunos por ano na modalidade presencial e 1000 à distância. "A maioria dos treinamentos do Senar-MT é voltada para o aperfeiçoamento da mão de obra. Com esses Centros poderemos trabalhar com a formação inicial continuada do trabalhador".
Além disso, os representantes da instituição de ensino rural também anunciaram a construção, em Várzea Grande, do Centro de Formação da Agricultura Familiar. A previsão de atendimento é de 2400 pequenos produtores rurais ao ano. Este é um projeto que já sendo desenvolvido em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT).
Outra novidade é a criação de Senar-MT e parceiros investem em Centros de Treinamentos. Cada núcleo terá a capacidade para qualificar 1560 pessoas por ano.
Balanço 2013 - Prado e Mattosinho também fizeram um balanço das ações do Senar-MT. "Em 2013 foram capacitadas 62.838 pessoas, o que representa um aumento de 55% se comparado com o ano de 2010, quando o número de capacitados era de 40.454 pessoas", informou Mattosinho.
Até 2011 o Senar-MT oferecia 99 treinamentos de Formação Profissional Rural (FPS) e Promoção Social (PS) e após a realização, em 2012, do Workshop das Cadeias Produtivas, juntamente com a Universidade Federal de Viçosa, o portfólio do Senar-MT foi ampliado. No ano passado foram criados 56 novos treinamentos para atender as 14 principais cadeias produtivas do Estado. Atualmente o Senar-MT oferece 153 cursos profissionalizantes e para 2014 está previsto o lançamento de outros 52 treinamentos.
A previsão inicial é que mais de R$ 35 milhões sejam investidos pelo Senar-MT este ano na qualificação da mão de obra rural. "Esse dinheiro vem do produtor rural, por meio da arrecadação da comercialização de produtos agrossilvopastoris", destacou Rui Prado.