Iniciativa em Cáceres deverá combater poluição no Rio Paraguai
Por Assessoria
30/01/2014 - 16:22
Projeto que resguarda o Rio Paraguai da degradação ambiental é apresentado ao deputado progressista Ezequiel Fonseca pelo agente ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em Cáceres, José Aparecido Macedo. Segundo ele, a proposta tem por objetivo orientar a sociedade a utilizar de forma sustentável os recursos naturais da flora e fauna.
Atendendo à uma solicitação do parlamentar, o secretário estadual de Meio Ambiente, José Lacerda, participou do encontro ocorrido na tarde desta terça (28). Conforme Macedo, o Rio apresenta concentração de resíduos sólidos produzidos pela comunidade urbana tanto na margem direita quanto na esquerda, observáveis dez quilômetros rio acima e abaixo.
Ele explica que no projeto consta a orientação de pescadores amadores e profissionais; comunidade urbana, rural e turistas; uso de recursos de GPS para mapear acampamentos e pousadas ao longo do Rio Paraguai, entre outros dispositivos.
Preocupado com a região da grande Cáceres e conservação do rio, Fonseca acredita que o projeto promoverá o desenvolvimento sustentável e socioeconômico, pelo fato, que um número considerável de trabalhadores depende de serviços e produtos ecossistêmicos básicos para sua subsistência. O gerenciamento também consistirá na coleta, manipulação, tratamento, reciclagem e a disposição final adequada.
O secretário destacou que estará apoiando o projeto que está de encontro com seus anseios e, na oportunidade, colocou à disposição técnicos do setor de educação ambiental da SEMA para colaborar e dar subsídio aos trabalhos que serão realizados.