Oficina prepara voluntários para FIPe e Copa do Mundo
Por Thiago Almeida/Ascom
30/01/2014 - 13:43
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) deu início oficial às preparações para a realização do Festival Internacional de Pesca de Cáceres (FIPe 2014). Nesta quinta-feira (30.01), várias pessoas se reuniram no auditório do Sesi Clube, em Cáceres, para dar começar os treinamentos para o trabalho voluntários que será necessário durante a realização do evento, que acontece entre os dias 11 e 15 de junho deste ano.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Júlio Parreira, o objetivo da oficina obedece a uma determinação do Prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, em resgatar nos festivais a participação massiva dos moradores de Cáceres, como era feito no início do campeonato. “Queremos fazer esse resgate histórico e trazer novamente à população o orgulho e o prazer de fazer parte da construção do Festival Internacional de Pesca”, destacou.
Neste ano, o FIPe 2014 será realizado paralelamente à Copa do Mundo FIFA 2014. A expectativa, de acordo com Júlio Parreira, é trazer ainda mais visitantes para Cáceres. “Queremos mostrar nosso potencial e oferecer aos visitantes que querem prestigiar os jogos da Copa mais uma opção a poucos quilômetros de Cuiabá”.
Segundo o representante da Secretaria de Turismo do Estado (SedTur), Geraldo Donizeti, o Governo de Mato Grosso espera um incremento na circulação de pessoas não apenas em Cuiabá, mas também nos municípios ao redor da Capital. “Apenas da Austrália, uma das seleções que joga em Cuiabá, a média de turistas prevista, de acordo com o consulado do país, é de 20 mil visitantes. Precisamos do apoio dos municípios vizinhos como Cáceres para dar suporte à capital”, disse.
O representante da Secretaria de Apoio às Ações da Copa (Secopa), Oscemário Daltro, afirmou que o Mundial de Futebol trará ainda mais turistas para a região pantaneira. “O FIPe já é conhecido e com certeza a quantidade de turistas pra este ano será maior ainda”, afirmou.
Durante a solenidade de abertura da oficina, a vice-prefeita Eliene Liberato, representando o prefeito Francis Maris Cruz, falou sobre a importância do voluntariado no FIPe. “Este é um momento impar, onde a contribuição de todos fará este evento sair do papel. A Prefeitura conta com o apoio de todos no desafio de articular e envolver a todos neste desafio”, concluiu.