Mato Grosso inicia pesquisa sobre o perfil da enfermagem
Por Diário de Cuiabá
16/06/2012 - 07:56
Está começando em Mato Grosso, a exemplo dos demais estados, a pesquisa que traçará o perfil do setor de enfermagem. O objetivo é saber quantos são, quanto ganham, em que condições e quantas horas trabalham, e qual é a formação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam aqui.
Pelos próximos quatro meses, profissionais selecionados aleatoriamente em diversas regiões do Estado responderão a um questionário pela internet ou por carta, dependendo das condições de acesso do local onde vive o entrevistado.
A pesquisa está sendo feita pela Fundação Oswaldo Crus (FioCruz) a pedido do Conselho (Cofen), Federação (FNE) e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e do Ministério e Secretaria da Saúde.
As duas coordenadoras da pesquisa nos estados do Centro Oeste, Lissandra Moraes e Milene Duarte, são servidores da Escola Pública de Saúde de Mato Grosso. Lissandra explica que esse perfil será de fundamental importância na elaboração de políticas públicas para o setor de enfermagem.