A professora do curso de Direito do campus de Cáceres da Universidade do Estado de Mato Grosso Evelin Dan lança amanhã,8, seu livro “O discurso sobre a anormalidade nas práticas judiciais”.O lançamento ocorre no Museu da Cidade Universitária às 19h.
A obra é fruto da tese de mestrado da autora na área de Linguística. Tendo como instrumento teórico a corrente da Análise de Discurso, Evelin realizou estudos sobre o crime e o comportamento criminoso inferindo a existência de discursos que condenam o culpado em razão de sua anormalidade ou perversidade e não em retribuição ao crime praticado. “...existem inúmeras decisões que se apegam a estruturas estigmatizantes julgando os indivíduos pelo que são e não pelo fato ou crime cometido. Espero que as minhas considerações sirvam de alerta para os juristas e que estes ponderem sobre as implicações desta prática na vida dos cidadãos”, afirma a professora.
Sobre a interdisciplinaridade presente em sua obra, que une referenciais teóricos da área da linguagem e do Direito, diz que seu interesse nessa junção vem de uma necessidade de “romper os limites do próprio Direito”, “beber em várias fontes de conhecimento, dando uma maior completude nas reflexões propostas.”
É o primeiro livro de Evelin, que será lançado pela segunda maior editoria jurídica do país, a Lumen Juris. “A partir do lançamento desta obra farei parte do seleto grupo de autores do Direito que foram contemplados com a aprovação de seus estudos para publicação a nível nacional. Destaco ainda a importância dessa conquista, pois como Analista de Discurso, que sou, os estudos da Linguística passaram a despertar o interesse desta editora em obras interdisciplinares.”
A autora é professora de Direito da Unemat desde 2008, tendo se graduado também na instituição.