Em Cáceres, começa esta semana a vacinação contra o HPV, de meninas de 11,12 e 13 anos. A estratégia que a rede municipal de saúde adotou, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, foi vacinar primeiramente nas escolas. Todas as escolas que tem no quadro de alunos meninas de 11,12 e 13 anos escolas recebem um formulário, que deve ser assinado pelos pais ou responsáveis, autorizando a menina a tomar a vacina. O trabalho já começou.
A enfermeira Pamella Zóccoli Gattass, da Vigilância Epidemiológica da SMS, informou que nesta semana, a vacina será levada até as escolas municipais. Na semana que vem, de 17 a 21, nas escolas particulares, e na subseqüente, de 24 a 28, nas escolas da rede estadual.
Após a vacinação nas escolas, a vacina estará disponível nas unidades de saúde do município.
A importância da vacinação
Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.
Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.
Esta é a primeira dose da vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde. São necessárias três, sendo a segunda após seis meses, e a terceira após cinco anos. A campanha é nacional. A partir de 2016, a vacina pela rede pública de saúde ficará restrita a meninas de 9 anos.