Chuvas: alerta em 19 cidades
Por Gustavo Nascimento/Diário de Cuiabá
11/03/2014 - 09:25
Em relação ao mesmo período de 2013, Mato Grosso tem cinco municípios a mais que já decretaram estado de emergência
Dezenove municípios de Mato Grosso já decretaram estado de emergência por conta das fortes chuvas. Um aumento de aproximadamente 26% em relação ao mesmo período de 2013, quando 14 municípios declaram situação semelhante. Outras 11 cidades também estão em estado de alerta.
Em menos de uma semana, o número de cidades que declaram estado de emergência aumentou em mais de 100%, passando de nove para 19. Para o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Sérgio Delamônica, o aumento se deu por conta do volume anormal de chuvas que o estado vem recebendo. “O regime de chuvas está muito mais intenso do que anos anteriores, fazendo com que os rios também tenham um comportamento atípico”.
Ele afirmou que a situação pode ser ainda pior, e mais municípios podem ter pedido socorro, porém um problema deixou o sistema nacional online da Defesa Civil fora do ar, nesta segunda-feira (10). “Acreditamos que mais cidades tenham entrado na lista, porém um problema nacional não nos deixa conferir os dados atualizados.”
Os locais que mais tem sofrido com a chuva são as regiões norte e noroeste do estado. Cidades estão praticamente isoladas, estradas intransitáveis e com pontes destruídas.
Em comunidades rurais alguns alunos estão sem aula à mais de uma semana por conta da dificuldade de acesso. Como em Arenápolis (260 km de Cuiabá), onde 10 famílias precisaram ser retiradas de suas casas por conta do risco de desmoronamento, em um assentamento na região rural do município.
Segundo Delamônica, os principais problemas são justamente nas áreas rurais e no o acesso aos municípios. Segundo ele, a Defesa Civil já está visitando os locais para auxiliar as prefeituras a realizar a confecção dos decretos e fazer um levantamento das principais necessidades de cada local. “Este levantamento vai desde ajuda humanitária, em alguns casos, há problemas de infraestrutura das vias”.
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) informou que cerca de 30% da produção de grãos já foi comprometida em algumas regiões e que a safrinha também corre risco. Por conta disso, a AMM que colocou uma equipe de Cuiabá disposição dos prefeitos, a fim de agilizar as ações.
Atualmente as prefeituras de Arenápolis, Barra do Bugres, Colniza, Confresa, Ipiranga do Norte, Itaúba, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Guarita, Nova Maringá, Mirassol D'Oeste, Pontal do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sorriso, Tapurah e Terra Nova do Norte estão em estado de emergência.
Os municípios de Alta Floresta, Aripuanã, Cáceres, Carlinda, Colíder, Cotriguaçu, Nova Canaã do Norte, Juara, Juína, Juruena e Nova Bandeirantes já estão em estado de alerta.