As comunidades de Vila Aparecida e Horizonte D’Oeste a partir de agora passam a ser atendidas pelo Programa Mais Médicos. Nesta sexta-feira (14.03), a vice-prefeita, Eliene Liberato, o secretário de Governo, Washington Calado, e a secretária de Saúde, Carla Pina, deram as boas-vindas à médica cubana que atenderá às duas regiões.
Joana Moraima Garcia Hernández tem 51 anos e é formada em medicina desde 1991. Hoje ela é especialista em Atenção Básica à Saúde, e irá atender às comunidades alternadamente, a cada semana. Ela é a 12ª médica a atuar no município pelo Programa do Governo Federal.
De acordo com a secretária de Saúde, Carla Pina, uma das metas da atual gestão é garantir à população um atendimento de qualidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A parceria com o Governo Federal tem propiciado mais médicos para o nosso município. Isso tem gerado mais qualidade de vida à população”, comentou.
Representando o prefeito Francis Maris Cruz, a vice-prefeita Eliene Liberato falou da importância do Programa. “Tenho a certeza de que as comunidades de Vila Aparecida e Horizonte D’oeste contarão com atendimento médico de qualidade”, afirmou.
Para o vereador Manoel Leiteiro, que solicitou apoio do programa para a região de Horizonte D’Oeste, a chegada da médica é uma conquista. “Temos uma população de mais de duas mil pessoas que precisam de atendimento médico. É com muita felicidade que recebo essa notícia e agradeço a todos os envolvidos no processo que culminou nesta ação”, finalizou.
Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.