Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cuiabá:Prefeito se afasta para doar seu rim
Por Kamila Arruda/Diário de Cuiabá
27/03/2014 - 04:25

Foto: TCHÉLO FIGUEIREDO

Mauro Mendes oficializou pedido de licença. Socialista ficará 10 dias longe da prefeitura para doar órgão à primeira-dama, Virgínia Mendes

 
Após uma série de boatos, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), oficializou seu pedido de licença do cargo. O socialista ficará afastado por 10 dias para realizar um transplante de rim, em São Paulo. Neste período, o Palácio Alencastro será comandado pelo procurador-geral do município, Rogério Gallo. 

O chefe do Executivo municipal doará o órgão a sua esposa, a primeira-dama Virgínia Mendes, que sofre de uma doença uma renal policística. O procedimento cirúrgico deve ser realizado já nesta sexta-feira (28). 

A primeira-dama vem apresentando quadro de infecção bacteriana nos rins desde outubro de 2012. Em fevereiro deste ano, ela precisou remover os dois órgãos que fazem a filtragem do sangue no organismo. Desde então, ela vem passando por sessões de hemodiálise. 

Com a esposa na fila à espera de um transplante, Mendes se submeteu a vários exames clínicos para verificar se seu órgão seria compatível com a esposa. 

“Virgínia teve que retirar os dois rins por um grave problema de infecção que enfrenta e, desde então, iniciei os testes de compatibilidade. Fui o primeiro que se prontificou e, graças a Deus, deu compatível”, comemora o prefeito. 

O pedido de licença se deve ao pós-operatório, segundo ele. “Os médicos me disseram que dentro de oito a 10 dias poderei voltar ao trabalho com normalidade”, pontuou. 

Virgínea, por sua vez, deve retornar a Cuiabá após 30 dias do transplante. Isto porque o caso dela requer um maior cuidado no período pós-cirúrgico. 

“A minha cirurgia é muito mais simples, porque vai fazer o processo de interromper a ligação que o rim tem dentro do sistema urinário. No caso dela, é um processo mais delicado, uma vez que o rim não fica na posição normal e sim em outro local. Também é construída a ligação das veias e com a bexiga. Portanto, é um trabalho bem mais meticuloso e cuidadoso e requer uma pós redobrada”, explica Mendes. 

O substituto natural do prefeito seria o presidente da Câmara, Júlio Pinheiro (PTB), já que seu vice, o deputado João Malheiros (PR), renunciou ao cargo antes mesmo de ser empossado. 

No entanto, o petebista também se licenciou na última terça-feira (25) para fazer um tratamento de saúde. Por conta disso, Mendes deixará a prefeitura nas mãos do procurador-geral do município. 

Nos bastidores, comenta-se que houve um acordo político entre o prefeito e Pinheiro, para que Gallo assumisse o comando do Palácio Alencastro. 
 
Carregando comentarios...

Variedades

Noticiário Farmácia:Lesão hepática

27/03/2014 - 04:02
Variedades

Adminitrador Emérito: o que é a honraria

27/03/2014 - 03:58
Utilidade Pública

Vagas no Sine para hoje, 26

26/03/2014 - 12:49
Agronegócio

Cáceres recebe Acrimat em Ação 2014

26/03/2014 - 12:44
Cidades

Henry não trabalha mais no IML

25/03/2014 - 15:07
Utilidade Pública

Vagas no Sine para hoje, 25

25/03/2014 - 12:01
Cidades

INFLUENZA 2014:MT já soma 13 casos

25/03/2014 - 10:01