Membros da Comissão Nacional de Educação de Medicina Veterinária (CNEMV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estão no IFMT Campus Cáceres desde o início da semana em trabalho de orientação para implantação do Curso de Medicina Veterinária no Campus. O objetivo é subsidiar a unidade com informações sobre a formação profissional e sobre os critérios de avaliação pedagógica e estrutural do curso.
O presidente da Comissão do CFMV, Rafael Gianella Mondadori e o doutor Breno Schumaher Henrique já visitaram as instalações do Campus e conheceram as estruturas de laboratórios e unidades educativas de produção que têm relação com a formação em medicina veterinária, a exemplo dos laboratórios de carnes, bromatologia, microbiologia, fábrica de ração, laticínio, agroindústria e criações de bovinos, suínos e aves
“ Como a instituição já tem esta estrutura para atender os setores e possibilitar vivências aos alunos, o que deve-se fazer é otimizar o uso desses recursos com a medicina veterinária.”, afirma o presidente da CNEMV.
“O nosso objetivo aqui é ver instalações, orientar no plano pedagógico, discutir a visão externa sobre a formação em Medicina Veterinária para que o curso tenha a identidade de quem vivenciará nele e que forme profissional de serviço que esteja frente a frente com o usuário e resolva problemas de clínica e de produção. Este perfil de formação profissional está muito relacionado com a vocação de extensão dos institutos”, completa Mondadori.
Segundo o diretor do Campus Cáceres Olegário Baldo, a oferta do curso de Medicina Veterinária tem o objetivo de atender a uma demanda histórica apresentada pela sociedade ao campus, e a instituição trabalha na ampliação e melhoramento das estruturas existentes e em novas construções e aquisições de equipamentos para atender ao curso.
“A construção e equipamentos dos laboratórios da parte básica do curso já foram empenhadas com emenda parlamentar do deputado Valtenir Pereira. Também já iniciamos a construção de uma nova biblioteca com uma área de 1.770 m² que atenderá todo nosso campus. Outras emendas também estão sendo destinadas para a estruturação do curso”, afirma Baldo.
A agenda da semana teve início em Cuiabá com reunião entre os membros do CFMV, comissão do Campus Cáceres e o reitor do IFMT José Bispo Barbosa.
Em reunião ontem (01.04) com a comissão de implantação do curso, presidida pelo professor Victor Manuel Aleixo e com os docentes Heitor Azuaga Aires Filho, Paulo Ribeiro de Barros, Juçara Tinasi de Oliveira e Roney Mendes de Arruda, os membros do CFMV elencaram considerações sobre o Projeto Pedagógico do Curso e observações sobre o atendimento de critérios de avaliação.
Hoje (02.04) durante a manhã, a equipe gestora do Campus apresentou e dialogou com o CFMV sobre os encaminhamentos e projetos estruturais para a construção e estruturação física do complexo de Medicina Veterinária.
“A presença do Conselho Federal aqui é fundamental neste processo de organização e planejamento para abertura do curso. A experiência e visão trazida pelo órgão, por meio destes profissionais, fortalece o trabalho que pretendemos realizar no campus. Todas as orientações serão observadas atentamente.O campus se planejou para este momento, agora aguardamos a consolidação dos recursos que estão sendo empenhados e vagas de pessoal para oferta do curso”, afirmou o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional do Campus, Milson Evaldo Serafim.
Reunião com setor produtivo
No período da tarde de hoje (02.04), o campus realiza uma reunião ampliada com representações dos poderes públicos municipal, segmentos da sociedade civil organizada e criadores do Estado de Mato Grosso para articular parcerias e apresentar os encaminhamentos para implantação do curso e as orientações do Conselho Federal de Medicina Veterinária.