Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
OAB de Cáceres protesta contra morosidade da Justiça
Por JORNAL EXPRESSÃO
03/04/2014 - 13:29

Foto: Jornal Expressão

A falta de celeridade processual; o número reduzido de juízes, inclusive, alguns casos como do juizado especial, que há mais de seis meses, não dispõe de um titular, levam advogados da 3ª Subseção da OAB em Cáceres, a se protestarem e chamar a atenção do Tribunal de Justiça do Estado, para a gravidade do problema. Com o slogan “Abril Vermelho – Advogados em Alerta, Advogados Descontes” lançado na terça-feira (1/4) eles esperam sensibilizar o TJ para resolver os problemas da comarca.

“Somos conscientes de que com a inauguração do Fórum, marcada para o final de abril, a tendência é melhorar a estrutura. Contudo, temos que chamar a atenção para o problema que já se arrasta há muito tempo, que é a deficiência de juízes” observa o presidente da ordem, em Cáceres, Eduardo Sortica, lembrando que “a lentidão no andamento dos processos, decorrente da falta de juízes, proporciona grande prejuízo para a categoria, mas, sobretudo, para a sociedade em geral que vê a solução de um simples problema se arrastando por longa data”.

 Ressalta que, a falta de juiz no Juizado Especial é prejudicial para todos, levando em conta, segundo ele, que por ali tramita grande número de processos e isso “remete a prejuízo a sociedade”. Sortica diz que objetivo do “Abril Vermelho” é demonstrar ao povo e as autoridades a preocupação dos advogados pela demora nos desfechos das demandas judiciais. “O advogado na maioria das vezes é responsabilizado pelo seu cliente pela inércia da justiça. E, queremos mostrar que o problema não é da categoria”.

            Ele faz ainda questão de ressaltar que o movimento não é contra a diretoria nem tampouco em relação ao corpo de juízes do Fórum local, mas contra o forma arcaica de atuação do Tribunal de Justiça que vem se arrastando por um longo tempo no que se refere a justiça comum de primeiro grau e classe de advogados não está mais suportando. Com a deflagração do movimento, já houve um pequeno avanço. O TJ agendou uma audiência com advogados da comarca para o dia 15 de abril.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas no Sine para hoje, 03

03/04/2014 - 13:20
Educação

Unemat:Governo encaminha PCCS Docente à AL

02/04/2014 - 21:17
Anúncios e Comunicados

Comunicado do Observatório Social de Cáceres

02/04/2014 - 13:41
Utilidade Pública

Vagas do Sine para hoje,02

02/04/2014 - 12:30
Artigos

Doador

02/04/2014 - 00:48
Artigos

Pé de Pequi

02/04/2014 - 00:43