Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura vai medir sua ‘pegada de carbono’
Por Thiago Almeida/Ascom
29/04/2014 - 16:29

Foto: reprodução

Em uma parceria com o projeto ‘Bichos do Pantanal’, a Prefeitura de Cáceres está levantando informações para medir a sua ‘pegada de carbono’ ou ‘pegada ambiental’ no Planeta Terra. O carbon footprint ou pegada de carbono é um índice que mede a quantidade de dióxido de carbono que produzimos diariamente e a forma como essas emissões de gás influenciam o meio ambiente.

Todos os dias, através das nossas atividades e rotinas habituais, produzimos dióxido de carbono que é libertado para a atmosfera – a nossa pegada de carbono. Esses gases de efeito estufa detêm o calor na atmosfera do planeta o que, por sua vez, contribui para o aquecimento global, que tem efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, a vida humana e animal.

Para fazer o cálculo, o projeto Bichos do Pantanal entrou em contato com representantes do Instituto E, e também do Ministério do Meio Ambiente Italiano, que trouxeram um engenheiro italiano para realizar a demanda: Vincenzo Miceli destacou que a meta é criar um índice que servirá de parâmetro para a redução de práticas poluentes em meio ao Executivo Municipal. “Entre os números estudamos o nível de gasto de energia, de combustível, as áreas verdes na zona urbana, o tratamento de água, escoto e resíduos sólidos para atingirmos a pegada de carbono de Cáceres”, disse.

Nesta terça-feira (29.04), representantes de todas as secretarias se reuniram com o engenheiro para muní-lo de informações necessárias para realização do Cálculo.

PLANO

Uma das metas da Prefeitura em colaborar com a melhoria da qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, se preocupando com o meio ambiente é a realização do Plano Municipal de Saneamento Básico. O projeto é imprescindível para a execução de políticas públicas e estruturação sanitária de qualquer cidade. O Plano é um pré-requisito previsto por Lei para os municípios, inclusive para a garantia de mais repasses do Governo Federal.

A ordem de início dos trabalhos foi assinada no dia 11 de dezembro, e é executada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Fundação Uniselva. A elaboração do Plano engloba serviços fundamentais para o norteamento da implementação de novas obras nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo dos resíduos sólidos, manejo das águas pluviais e drenagem, tanto no perímetro urbano como na zona rural.

De acordo com o pesquisador-chefe do projeto Bichos do Pantanal em Cáceres, Douglas Trent, a Prefeitura está realizando um trabalho impecável. “Trata-se de ações que infelizmente passam despercebidas por muitos, mas que são de extrema importância para toda população. Vejo que a gestão tem se preocupado com a melhoria na estrutura da cidade e também na preservação ao meio ambiente”, finalizou.

 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,29

29/04/2014 - 14:16
Economia

IR:envios aumentam às vésperas do fim

29/04/2014 - 08:29
Anúncios e Comunicados

Comunicado:Sindessmat alerta sobre golpe na praça

28/04/2014 - 16:50