Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Febre aftosa: começa 1ª etapa 2014
Por Diário de Cuiabá
01/05/2014 - 06:19

Foto: ILUSTRATIVA

De hoje até o dia 31 deste mês, criadores devem vacinar bovinos e bubalinos entre zero e dois anos

 
Começa hoje(01), a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso. A previsão é imunizar 12,6 milhões de bovinos e bubalinos de zero a dois anos de idade. Essa etapa se encerra no dia 31 e deve mobilizar cerca de 100 mil propriedades rurais no Estado. Mato Grosso detém o maior rebanho bovino do país, algo em torno de 29 milhões de cabeças, e está há quase 18 anos sem registrar focos da doença, que é a principal barreira econômica às exportações. 

Mesmo com a campanha começando nesta quinta-feira, os pecuaristas foram autorizados a adquirir com antecedência as doses como forma de agilizar a logística de cada fazenda, até porque a abertura oficial desta etapa coincide com o feriado de 1º de maio. A comercialização pelas lojas agropecuárias começou a ser feita desde a última segunda-feira (28). 

Todos os anos o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), órgão responsável pela Campanha contra a doença, tem um cuidado especial com a região de fronteira. No último fim de semana, 45 médicos veterinários e técnicos agrícolas passaram por treinamento e já começaram o trabalho de notificação aos pecuaristas para que seja realizado o agendamento da vacinação. A expectativa é que sejam imunizadas 240 mil cabeças em 700 propriedades rurais na área. “Os produtores que estão a um raio de 15 quilômetros da fronteira precisam realizar este agendamento, pois no local é necessário o acompanhamento e a fiscalização por parte dos nossos servidores”, explica a presidente do Indea/MT, Maria Auxiliadora Diniz. 

O Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa/MT) disponibilizou 70 mil doses de vacinas que serão doadas por produtores rurais de Mato Grosso aos colegas bolivianos que possuem pequenas propriedades na faixa de fronteira. 

Maria Auxiliadora esclarece que o Indea/MT tem a obrigação de fiscalizar 2% das propriedades rurais do Estado. Geralmente os produtores monitorados são os que foram inadimplentes na última etapa não cumprindo com a sua obrigação de vacinação e comunicar, como também àqueles que possuem propriedades de risco, que são aquelas localizadas próximas a uma grande aglomeração de pessoas, as vizinhas de assentamentos ou as que se encontram ao redor de propriedades com um grande número de animais confinados. 

ÍNDICES - Mato Grosso é um dos estados com maior índice de vacinação do país, com cobertura superior a 99% do rebanho, percentual acima dos 80% exigidos pelas entidades internacionais. 

No Estado a campanha contra a febre aftosa é dividida sempre em duas etapas, sendo que a segunda é realizada no mês de novembro e, ao contrário da primeira, que abrange apenas animais de até 24 meses, engloba bovinos e bubalinos de todas as idades. 

SANÇÕES - Os criadores que não cumprirem com a obrigação de vacinar e comunicar seus animais sofrem com penalidades administrativas e financeiras. A multa para quem não cumprir o calendário de vacinação, entre os dias 1º e 31 de maio, é de R$ 260 por cabeça. Já a falta de comunicação da vacinação, que deverá ser feita até o dia 10 de junho, resulta na pena de 30 dias de suspensão de movimentação de animais, ficando proibido de tirar o documento sanitário para comercializar o rebanho. 

Segundo Maria Auxiliadora, somente a região do Baixo Pantanal fica livre da obrigação de vacinar o rebanho nesta primeira etapa, sendo que apenas quem for movimentar o animal é obrigado a fazê-lo. 
 
Carregando comentarios...

Cidades

IBGE: Desvio passa de R$ 2 mi

01/05/2014 - 06:15
Cidades

MT é líder em acidente de trabalho

01/05/2014 - 06:13
Cidades

140 anos de trajetória do TJMT

01/05/2014 - 05:48
Anúncios e Comunicados

Câmara não terá expediente na sexta-feira

30/04/2014 - 10:57
Anúncios e Comunicados

Prefeitura de Porto Esperidião contrata médicos

30/04/2014 - 10:41
Política

Maggi anuncia que não disputará governo

30/04/2014 - 08:57