Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Parceria entre o Instituto-E e o Projeto Bichos do Pantanal fará inventário de Emissões de GEE em Cá
Por Assessoria Bichos do Pantanal
30/04/2014 - 09:07

Foto: assessoria

O estudo vai avaliar as atividades e áreas naturais que possam gerar emissões

de gases poluentes na região do Alto Pantanal

 

       Uma parceria entre o Projeto Bichos do Pantanal e o Instituto-E vai realizar um dos primeiros Inventários de Emissões de GEE do Mato Grosso. O estudo consiste em um amplo levantamento das principais fontes emissoras de gases-estufa, que causam o aquecimento do planeta e são responsáveis pelas mudanças climáticas, no município de Cáceres.

       A iniciativa vai nortear as ações futuras do Projeto Bichos do Pantanal,  patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental que também implantará ações deneutralização de carbono em Cáceres, através do reflorestamento de áreas degradadas, principalmente nas regiões de mata ciliar às margens do rio Paraguai. Além da neutralização das emissões de gases-estufa, gerada a partir do crescimento das plantas que capturam os gases nocivos e os convertem em oxigênio, a neutralização também auxilia no combate ao assoreamento do rio Paraguai, um dos principais formadores do Pantanal.

            “O inventário de emissões da cidade de Cáceres é um acréscimo para as nossas ações no município, que são focadas em três pilares: na preservação da biodiversidade, na educação ambiental e no desenvolvimento de atividades de geração de renda para as comunidades locais. A parceria com o Instituto-E, além de traçar um diagnóstico sobre  quais são as fontes e atividades mais problemáticas do ponto de vista climático, vai servir como base para que o município compreenda mais sobre o impacto ambiental e a sustentabilidade de suas atividades econômicas”, afirmou Jussara Utsch, coordenadora do Projeto Bichos do Pantanal.  As atividades de reflorestamento e neutralização de carbono propostas pelo projeto Bichos do Pantanal  poderão ajudar a minimizar esses impactos. Outro importante parceiros da iniciativa é o IFMT de Cáceres, que disponibilizará mudas de espécies nativas do Pantanal para as ações de reflorestamento.

            “Essa parceria com o Instituto-E é um verdadeiro presente para o município, pois o diagnóstico ajudará a nortear as ações de neutralização, que por sua vez podem ser inseridas no contexto de geração de renda para as comunidades locais, o que também integra a Rede de Cooperação que o projeto Bichos do Pantanal está coordenando na região”,  afirma Jussara Utsch.

            A equipe do Instituto-E fará a primeira visita a Cáceres entre os dias 28 e 30 de abril.  A diretora do Instituto, Nina Almeida Braga, e o especialista em emissões de gases GEE e pegada de Carbono, Vicenzo  Miceli, irão com a equipe do Projeto Bichos do Pantanal visitar os representantes do governo e do setor privado do município para juntos traçarem o planejamento do Inventário de GEE.

            O Instituto-E é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – que surgiu a partir do e-brigade, um movimento de ativismo ambiental que transforma conceitos em atitudes. Sua atuação se concentra nas áreas que compõem o ideário dos seis “e”s: earth, environment, energy, education, empowerment e economics (Terra, Meio Ambiente, Energia, Educação, Empoderamento e Economia). O Instituto tem sede no Rio de Janeiro e é formado por um grupo interdisciplinar, de profissionais do setor privado, público e do Terceiro Setor que integram uma equipe fixa de profissionais com dedicação integral, assim como com um grupo de colaboradores, especialistas nas áreas de comunicação, crédito de carbono, design, educação, eficiência energética, gestão de resíduos, dentre outras.

 

 

Carregando comentarios...

Política

Maggi anuncia que não disputará governo

30/04/2014 - 08:57
Cidades

Juvam de Cáceres é reestruturado

30/04/2014 - 08:48
Cidades

Perri inaugura Fórum de Cáceres

30/04/2014 - 08:47
Artigos

Pacientes diabéticos, o que fazer?

29/04/2014 - 16:42
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,29

29/04/2014 - 14:16
Economia

IR:envios aumentam às vésperas do fim

29/04/2014 - 08:29