Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Perri inaugura Fórum de Cáceres
Por Nadja Vasques/Assessoria TJ
30/04/2014 - 08:47

Foto: assessoria
O presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, inaugurou nesta terça-feira (29 de abril) a obra de reforma e ampliação do Fórum da Comarca de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá). Esta é a primeira obra de grande porte inaugurada pela atual administração do TJMT e teve um custo de mais de R$ 6 milhões.
 
O prédio, que antes possuía área total de 4.600 metros quadrados foi ampliado em mais 1.800 metros quadrados, totalizando 6.400 metros quadrados de área construída. Toda a parte lógica e elétrica do prédio foi refeita, para evitar as freqüentes quedas de energia e tornar a navegação pela internet mais rápida.
 
Todas as salas de magistrados e servidores foram reconstruídas de acordo com as normas do CNJ e agora oferecem mais conforto. O prédio também contará com um sistema de ar-condicionado diferenciado, mais econômico, e terá todas as condições de acessibilidade, além de estacionamento amplo para juízes, operadores de direito, servidores e jurisdicionados.
 
Ao inaugurar a obra, Perri relembrou um pouco de sua trajetória profissional, destacando sua relação com a cidade. “Comecei a advogar aqui em Cáceres em 1980, depois que ingressei na magistratura fui promovido e retornei para cá. Naquela época só tinham três juízes, duas varas cíveis e uma criminal. Hoje a cidade cresceu, saltou de 30 para 90 mil habitantes e a comarca acompanhou, crescendo junto”.
 
O presidente do TJ falou ainda da importância de Cáceres para Mato Grosso e da obra entregue, que trará mais conforto aos jurisdicionados, servidores, advogados e magistrados.
 
“Hoje temos 20 obras em andamento em todo Estado, até o final da minha gestão quero entregar ainda 13 novos fóruns para a população e iniciar a reforma de mais uma dezena. Quem ganha com isso é a sociedade”.
 
Segundo o coordenador de Infraestrutura do Tribunal de Justiça, Roberto Cyriaco, a ampliação do prédio permitiu que o Juizado Volante Ambiental (Juvam) da comarca, que antes funcionava em outro local, agora esteja instalado dentro do Fórum. A cantina também foi reformulada, assim como o espaço de convivência, o ambulatório e o espaço do Corpo da Guarda.
 
Classificada como Comarca de Terceira Entrância, Cáceres recebe um fluxo diário de aproximadamente 300 pessoas. Segundo dados da Corregedoria Geral da Justiça, cerca de 30 mil processos tramitam nas varas.
 
A diretora do Fórum da Comarca, juíza Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto, disse que foram dois anos e meio de obra, que como toda reforma e ampliação teve suas dificuldades, mas que valeu a pena o resultado. A magistrada destacou o crescimento da Comarca, que hoje conta com oito varas, o Tribunal do Júri, além do Juvam e do Juizado Especial. O trabalho é coordenado por sete juízes e 142 servidores.
 
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Subeção de Cáceres) Eduardo Sortica, elogiou o trabalho de parceria entre o Poder Judiciário e a Ordem. Ele destacou que muitas das considerações feitas pela OAB para a reforma e ampliação do Fórum, foram levadas em consideração pelo Judiciário. Ele disse ainda que todas as melhorias feitas vão proporcionar maior conforto a todos. O evento, contou com a presença do prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz.
 
Carregando comentarios...

Artigos

Pacientes diabéticos, o que fazer?

29/04/2014 - 16:42
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,29

29/04/2014 - 14:16
Economia

IR:envios aumentam às vésperas do fim

29/04/2014 - 08:29