A Associação Ajuda aos Animais de Cáceres realiza trabalho de resgate a animais abandonados ou vítimas de maus tratos. A entidade foi criada através da iniciativa de pessoas que gostam de animais e querem proteger aqueles que não tem a sorte de ter um lar. A administradora da associação é a advogada Karisia Goda Cardoso. Ela conta que já estão sob os cuidados da "Ajuda" dezenas de cães e alguns gatos.
Os casos de resgate são feitos pelo JUVAM-Juizado Volante Ambiental, com o acompanhamento da adestradora Monica Vignardi, que é membro da Ajuda. Quando há denúncia de maus tratos, a mesma é encaminhada ao Ministério Público Estadual, que determina o resgate.
A entidade está buscando parcerias. Procura uma sede provisória e já tem pronta a campanha para a adesão de sócios, que poderão colaborar com o mínimo de dez reais por mês. Sobre a sede provisória, a Ajuda encaminhou ofício ao prefeito Francis Maris Cruz, que sinalizou positivamente ao pedido. "Estamos aguardando a parceria com a prefeitura, e para que possamos formalizar as parcerias, estamos dando o passo principal, que é a constituição legal da Ajuda".
A Clínica Panvet é parceira, realizando atendimento médico. Doações (de ração, medicamentos, dinheiro), podem ser feitas através do telefone 9670-0936 -que também recebe denúncias.
"A ideia no futuro é ter um abrigo, e esperamos que a sociedade se sensibilize e nos apoie"-diz Karisia, informando que uma outra forma de ajudar, além da adoção de um animal, é o apadrinhamento. "O padrinho ajuda financeiramente com alimentação, medicamentos".
Hoje, os animais resgatados estão em lares temporários.
Se você quer ajudar de alguma forma, saber mais ou ainda fazer denúncias, ligue para o celular 9670-0936.
Agora, a Ajuda" criou uma nova comissão, a Comissão de Banhos e para esse trabalho serão necessários alguns materiais, para que sejam obedecidas a normas da vigilância sanitária.
Portanto, a entidade está precisando dos seguintes materiais:
*luvas descartáveis;
*tocas descartáveis;
*máscaras descartáveis;
*pelo menos 5 aventais;
*pelo menos 5 óculos de proteção:
Aqueles que puderem colaborar podem ligar para o 9670-0936, ou buscar a página da entidade no facebook.
"Também com a aproximação dos dias frios, com os quais os nossos bichinhos que não estão acostumados, estamos solicitando a doação
de estrados de madeira, para que possamos colocar os paninhos dos cachorros em cima, a fim de não tomarem friagem; além de colchões velhos;
ajuda de costureiras que possam doar a mão de obra confeccionando roupinhas; tecidos para a confecção dessas roupinhas."-afirmam as administradoras. do "Ajuda", que espalhou "cofrinhos" por todo o comércio de Cáceres, onde as pessoas podem colaborar inserindo moedas.