Após ouvir os movimentos populares através do Fórum Estadual de Educação, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira as mudanças ao Plano Estadual de Educação (PEE). Os deputados aprovaram na íntegra o Projeto de Lei 257/2013 proposto pelo Fórum e o projeto será encaminhado para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Participaram dos debates na reunião ordinária o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino público de Mato Grosso (Sintep/MT), que foi representado pelo presidente Henrique Lopes do Nascimento, e também instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Associação dos Docentes das Instituições Públicas de Ensino Superior (Undemat), além das Secretarias de Estado de Educação e Ciência e Tecnologia.
O novo PEE é composto por 17 metas, que de acordo com o Fórum Estadual possibilitará a superação das diferenças regionais e a concorrência entre as redes de ensino federal, estadual e municipais.
Para o presidente do Sintep/MT a aprovação do projeto de lei é uma conquista para a sociedade, em direção à educação de qualidade social. "Nós defendemos a aprovação do projeto na íntegra para que não haja distorções. Também continuaremos lutando para que o projeto seja aplicado e não apenas 'letras mortas' sem nenhuma mudança prática".
--