Profissionais técnicos especializados e acadêmicos de instituições públicas e privadas têm até o dia 16 de junho para encaminhar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, em qualquer área do conhecimento, para concorrer a bolsas de apoio financeiro junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – (CNPq).
As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente pela internet até as 23h59, horário de Brasília, do dia 16 de junho, data limite para submissão das propostas. O projeto deve estar claramente caracterizado como pesquisa científica, tecnológica ou de inovação e apresentado na forma de projeto de pesquisa. Todas as propostas avaliadas serão objetos de parecer contendo as justificativas para a recomendação ou não recomendação. As aprovadas serão implementadas na modalidade de Auxílio Individual.
Será aceita apenas uma proposta por proponente. As bolsas serão concedidas unicamente nas modalidades: Iniciação Científica (1.500) e Apoio Técnico (1.000). A primeira destina-se a aluno matriculado em curso de graduação, sem vínculo empregatício, a segunda a profissional técnico especializado. O resultado das propostas será divulgado na página eletrônica do CNPq, www.cnpq.br e publicado no Diário Oficial da União.
O valor global do investimento da Chamada Universal – MCTI/CNPq nº 14/2014 é de 200 milhões de reais, sendo que a parcela mínima de 30% dos recursos será destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional.