O Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania (Ong Moral) impetrou nesta sexta-feira (23) uma representação pedindo a cassação do deputado estadual José Riva (PSD) por quebra de decoro parlamentar.
O documento foi apresentado à procuradoria da Assembleia Legislativa e será encaminhado à mesa diretora na próxima semana. Caberá aos membros dela decidirem que encaminhamento dar ao pedido.
“Não podemos ficar parados diante desses fatos. Temos que nos manifestar”, defendeu o presidente da ONG Moral, o advogado Bruno Boaventura.
Riva é investigado pela Polícia Federal devido a seu suposto envolvimento no esquema de lavagem de dinheiro e crime contra a ordem financeira, alvos da operação Ararath.
Ele foi preso na última terça-feira (20) durante a quinta fase da operação e libertado ontem (23). Ambas as decisões foram do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.
Os indícios são de que o parlamentar se beneficiou da instituição financeira clandestina operada pelo empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça.
Além do pedido de prisão, foram decretado contra o social-democrata mandados de busca e apreensão, cumpridos pela PF em sua casa e gabinete na Assembleia Legislativa.
Na oportunidade, os agentes federais vasculharam, até mesmo, o teto da sala de Riva na sede do Parlamento.