Conforme a Adestradora Mônica Vignardi que ajuda na Associação, há de ressaltar algumas dicas muito importanteem relação ao manejo e comportamento dos cães.
Somente poderão participar os cães que estiverem com as vacinas em dia, e deverão obrigatoriamente usar coleira com guia (reforçada) para evitar confrontos com outros animais. Para cães de médio e grande porte, sociáveis, mas que apresentem qualquer tipo de agressividade deverá ser usado uma focinheira, e se os mesmos nunca usaram, deverá ser feito uma dessensibilizaçã (processo que consiste em apresentar algo positivo que o cão goste toda vez que a situação ocorrer), como dica, comprarem focinheira de tela, que não feche toda a boca do cão. Colocar o petisco dentro para o cão comer, e só depois de umas 10 vezes que fizer, colocar no cão e deixa-lo andando por alguns minutos, pois ele verá isso como um condicionamento normal e positivo. Mas atenção, focinheiras que fecham toda a boca do cão, pode mata-lo de hipertermia, pois o cão também respira pela língua.
Preste atenção nas reações do animal durante a Cãominhada, a respiração ofegante e a resistência em continuar o tajeto devem ser respeitadas. Fique atento se você tem um cão idoso (com mais de 08 anos).
As fêmeas que estiverem no período de cio, não poderão participar.
Cada dono só poderá levar um cão, e prestar muita atenção nos comportamentos como por exemplo; evitar que o cão se aproxime de outro cão para cheira-lo, pois o outro cão pode não gostar da aproximação, devido a situação a qual está sendo exposta.
Todo o dinheiro arrecadado das inscrições será revertido para a Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres, que tem também como objetivo conscientizar a populaçãoCacerense sobre os cuidados e importância da vacinação, evitando o abandono de animais.
Monica Vignardi
Adestradora e Consultora Comportamental