Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Semana do Meio Ambiente:IFMT/Cáceres distribui cerca de 2 mil mudas de plantas nativas
Por Edna Pedro/Assessoria
06/06/2014 - 15:05

Foto: assessoria
Acadêmicos  e coordenação do curso de Engenharia Florestal do IFMT Campus Cáceres distribuíram nesta quinta-feira (05.06), Dia Mundial do Meio Ambiente, mudas de árvores nativas produzidas no viveiro da instituição. A atividade realizada, no cais da praça Barão em Cáceres, à beira do Rio Paraguai, integrou a agenda do projeto Bichos do Pantanal, desenvolvido pelo Instituto Sustentar com o apoio da Petrobras.
 
Foram distribuídas cerca de 2 mil mudas nativas de árvores como Cumbaru, Aroeira, Pinha, Laranjinha de Pacu, Guariroba, Fruta-pão, Ipê, Pinho Cuiabano, Pinhão-manso, Cajazinho, Jabuticaba, Oiti e Romã. A mobilização despertou o interesse de quem passava pela praça e teve a participação de alunos de escolas do município e comunidade em geral.
 
“ O objetivo é ter mais árvores, por que além dos conhecidos benefícios ao meio ambiente, pesquisas demonstram que a conexão com a natureza traz inúmeros benefícios ao ser humano como o desenvolvimento de habilidades cognitivas, e efeitos terapêuticos no tratamento, por exemplo, de recuperação de memória, além de estimular a capacidade de trabalho em conjunto.” afirmou o pesquisador Douglas Trent, do projeto Bichos do Pantanal, destacando o sucesso da atividade e da parceria com o IFMT Cáceres.
 
“ A iniciativa foi muito bem aceita pela população. Eu estou muito feliz. A parceria com o IFMT não poderia ser melhor. Este pessoal faz as coisas acontecerem”, afirma Trent. 
 
Para o coordenador do Curso de Engenharia Florestal do IFMT Cáceres, professor José Renato Maurício da Rocha, a atividade consiste em agenda de educação ambiental que integra o perfil de formação do curso. “Nossos acadêmicos já são naturalmente engajados em agendas como estas. O comprometimento ambiental faz parte do perfil de formação do nosso curso”, afirma Rocha. 
 
  A aluna Marina Carvalho Guedes do nono semestre de Engenharia Florestal destacou a importância do papel das instituições na formação para a consciência ambiental e da necessidade do trabalho em rede envolvendo todos da comunidade. 
 
“ Eu já tinha noção e um pouco de sensibilidade para questões ambientais, mas foi no nosso curso, com aulas de Meio Ambiente, que desenvolvemos um olhar mais amplo sobre os cuidados que temos que ter na nossa relação com o planeta. Nós compartilhamos da responsabilidade e atividades como esta têm o papel educacional de incentivar as pessoas para esse despertar”, conclui a acadêmica.
 

 

Carregando comentarios...

Anúncios e Comunicados

Servidores do Detran suspendem paralisação

06/06/2014 - 14:30
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,06

06/06/2014 - 10:27
Cidades

1ª Cãominhada acontece amanhã,7

06/06/2014 - 09:34
Cidades

GMF debate sistema penitenciário

06/06/2014 - 09:27
Política

Rui Prado descarta vice e quer Senado

06/06/2014 - 08:49