Há cinco anos a Câmara de Vereadores de Cáceres possui um sistema de ponto eletrônico que controla a frequência dos seus 54 servidores. A implantação ocorreu inclusive antes da prefeitura.
Conforme o servidor responsável pelo departamento de recursos humanos, Joelson Santana, o sistema gera um relatório no final do mês que mostra os horários de entrada e saída dos servidores.
As informações, segundo ele, estão disponíveis no setor e atual mesa diretora trabalha para que elas sejam disponibilizadas no site da Câmara.
Além desta medida, recentemente a atual mesa diretora aprovou uma Lei para regulamentar o expediente dos servidores que ocupam cargos comissionados.
A medida flexibilizou os horários de trabalho, porém os servidores precisam registrar a frequência no ponto eletrônico e em documentos impressos com a mesma finalidade.
Conforme o presidente da Câmara, vereador Alvasir Alencar (PP), as medidas de controle de frequência de pessoal já existem há tempos no Legislativo. Ele rechaçou as notícias da suposta existência de servidores fantasma na Casa, e atribuiu as informações a uma denuncia feita na gestão anterior.
‘Não temos servidores fantasma na nossa gestão, isso eu garanto’, argumentou durante uma reunião de rotina que os servidores da Câmara.