Nos dias 14 e 15.06 a praça Duque de Caixas será palco da III Edição da Vitrine Multicultural e Multiétnica dos Povos do Alto Pantanal da América do Sul, onde grupos folclóricos mato-grossenses e do país vizinho a Bolívia, apresentaram suas danças folclóricas e costumes típicos. O evento faz parte da programação do 33º Festival Internacional de Pesca.
As apresentações terão como inspiração a literatura de Darcy Ribeiro (2000), onde retrata a formação do Povo Brasileiro: matriz Tupi, matriz Lusa, matriz Afro e Brasil Crioulo, Sertanejo e Caipira (Mestiços e Caboclos).
Percorrendo como num cortejo as ruas do centro da cidade saindo da Praça Duque de Caixas passando pela Comandante Balduíno, 13 de Junho, Cais do Porto e o Calçadão da Praça Barão do Rio Branco e voltando pela Comandante Balduíno até finalizar o trajeto na Praça Duque de Caxias, a partir das 18:30 no dia 14/06.
Entre os grupos participantes, Cáceres estará representada por diversas expressões artísticas com os grupos: Chalana, Tradição, Projeção Folclórica Iguarapê, Guatô, Parafolclórico Vitória Régia e demais como: Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileiro, Centro Cultural de Capoeira Ona-Rerê, Fanfarra da Escola Criança Cidadã-CAIC, Fanfarra Frei Mateus, Colégio Imaculada Conceição, QI Centro Educacional, Centro Educacional Anália Franco.
Algumas cidades da região e até um grupo da Bolívia também estarão apresentado suas manifestações culturais no dia 15/06 percorrendo o mesmo trajeto do dia anterior, como de Tangará da Serra a etnia dos índios Paresí, Comodoro com a etnia Nambikwaka, Barra do Bugres com a etnia Umutina, Juína com CTG Relembrando Os Pagos, Vila Bela da Santíssima Trindade grupo Chik Bela, Porto Esperidião com Grupo Curussé e Chiquitanos do Portal Encantado e Poconé com os Mascarados. A idealização da programação cultural está a cargo do professor da Unemat e oficial de justiça da comarca Celso Ferreira da Cruz Vitoriano.