A prefeitura de Porto Esperidião, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou em Porto Esperidião,no Centro de Referência de Assistência Social, CRAS,o Primeiro Fórum Comunitário pelo Selo Unicef Município Aprovado. O selo Unicef é um reconhecimento internacional ao esforço do município no cumprimento de suas políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.
O evento contou com a participação de dezenas de pessoas que se reuniram para conhecer e debater a efetiva implantação do Selo. Durante toda a tarde os participantes refletiram sobre os problemas relacionados a saúde educação e os direitos da criança e adolescentes e a importância do papel do cidadão neste contexto. Secretária, de Assistência Social Cristina Gonçalves Lustig ressaltou que o Fórum oportunizou à sociedade a participação no processo de implantação do Selo visando ampliar e qualificar o debate junto à comunidade para a realização do acompanhamento e controle social, das ações destinados à infância e a adolescência.” Este é o primeiro passo de uma longa caminhada, em que iremos fazer em busca do Selo, e isso só está sendo possível pela sensibilidade e apoio do prefeito e da sociedade que atendeu o nosso convite, isso mostra um avanço importante na conquista de mais políticas públicas para o município”-disse ela.
Kátia Marines Pinheiro, que no ato representou o prefeito José Roberto de Oliveira Rodrigues, elogiou a iniciativa da realização do fórum e reafirmou o compromisso da administração com área social “Sabemos o que representa o selo UNICEF e importância dele para município, por isso estamos empenhados para apoiar toda e qualquer iniciativa que vise sua efetivação,” afirmou Katia.
O fórum,contou com representatividades das comunidades rurais, dos conselhos municipais, além de uma ampla participação dos agentes de Saúde. Também participaram do evento os vereadores Astrogilson Bomparto (Moraizinho), Ricardo da Areia, José Trava, o presidente da Câmara Municipal, professor Henrique Moura, a secretária de Educação Creuza Costa Leite, e o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cabo Américo.