Mesmo com a vitória conquistada na última segunda-feira (09.07), quando o Prefeito Francis Maris Cruz, autorizou o retorno dos ambulantes à Praça Barão do Rio Branco, em Cáceres, ainda falta algum trabalho a ser realizado pelo Executivo Municipal, juntamente com a Câmara dos Vereadores, para que o retorno seja efetivado por lei. A orientação do Ministério Público do Município, que determina a retirada dos ambulantes ainda está valendo e só poderá ser retirada com a reformulação do Código de Postura e Conduta do Município, que neste momento está em fase de revisão na Prefeitura Municipal.
A minuta do novo código de conduta foi encaminhado pela Comissão formada pela Câmara Municipal, liderada pelo vereador Marcinho Lacerda, e encaminhada à Prefeitura. O grupo possui representantes de vários órgão, inclusive do Ministério Público, prefeitura, CDL, ACEC, representantes dos ambulantes e pelo engenheiro Adilson Reis, e foi designado para encontrar soluções para o entrave. Para se chegar a este documento, foram realizadas várias reuniões e audiências públicas com participação da população, dos próprios ambulantes, e os vereadores de Cáceres que, sensibilizados com o problema, buscaram soluções para agilizar o retorno dos trabalhadores do local.
Considerando que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não vê impedimentos para o retorno dos trabalhadores, a responsabilidade para a resolução definitiva do problema fica com o Executivo Municipal, que deve encaminhar para votação a lei que altera do código no município. “Continuaremos trabalhando, ampliando o diálogo, e agilizando o que for preciso para resolvermos essa situação o mais rápido possível. A Câmara Municipal, e todos os vereadores, estão sensíveis com a situação e vão dar prioridade a esta pauta”, afirmou Marcinho Lacerda.
O retorno dos ambulantes na Praça Barão do Rio Branco trouxe vida novamente ao centro histórico de Cáceres. Na noite desta terça-feira (08.09), o vereador Marcinho Lacerda fez uma visita a praça e encontrou vários vendedores já tradicionais. É o caso de Dona Maria, que tem uma barraquinha de cachorro-quente próximo ao cinema da cidade. “Estou muito contente, pois agora temos a possibilidade de trabalhar novamente”, comentou.
Pipoqueiro na praça há 40 anos, seu Vanderlei também comemorou o retorno. “Vivo aqui há muito tempo. Aqui é minha casa e minha história. Já passei por muitas dificuldades e daqui tiro o meu sustento”, afirmou.
A população de Cáceres também comemorou o retorno dos trabalhadores. A servidora pública, Maria do Rosário, trouxe sua pequena criança para a praça e elogiou a iniciativa. "Achei um absurdo terem tirado eles daqui. O Marcinho fez um ótimo trabalho mobilizando o retorno dos ambulantes", disse.
“Que bom que eles voltaram a trabalhar na praça. Precisamos disso para a cidade. Todas as cidades têm, porque não podemos também?”, afirmou Cibele Rico.