Os candidatos de Cáceres à Câmara Federal e à Assembleia entram numa disputa com chances minguadas de vitória por causa do efeito da pulverização de votos. Entre os nomes mais cotados da cidade para deputado estadual o do ex-reitor da Unemat, Adriano Silva (PP). Na retaguarda, aparecem o vereador Marcinho Lacerda (PMDB) e o médico Leonardo Albuquerque (PDT). A expectativa é que o quociente eleitoral por coligação chegue a 72 mil votos. Na prática, o candidato deve atingir ao menos 25 mil para, com ajuda dos demais do bloco, bater o quociente.
As coligações firmadas, no entanto, podem jogar contra os cacerenses. Adriano Silva, nesse contexto, sai em vantagem, uma vez que seu partido está coligado com o grupo que apoia a candidatura do senador Pedro Taques (PDT) ao Governo, mas que na chapa proporcional se uniu ao PSB. A frente deseja eleger três estaduais. Outro candidato da aliança é ex-secretário de Esportes de Cuiabá, Carlos Brito (PSB).
Já o pedetista Leonardo faz parte da coligação que, nos bastidores, é chamada de “grupo da morte” por ter se unido ao DEM e ao PSDB. Nesse caso, o nome do médico cacerense acabaria sendo utilizado mais para fazer legenda partidária. Acontece que o intuito da “frentinha” é eleger quatro deputados e estão na disputa Zeca Viana (PDT), Guilherme Maluf (PSDB), Dilmar Dal Bosco (DEM), todos à reeleição. Outros nomes considerados fortes são o suplente de deputado Carlos Avalone (PSDB), o vereador por Cuiabá Adevair Cabral (PDT) e o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB).
A situação do vereador Marcinho Lacerda, do PMDB, é ainda mais complicada. Os partidos da base governista, que têm como candidato ao governo o ex-vereador por Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), resolveu lançar o chamado chapão para a disputa eleitoral. Ele é composto, além do PT, pelo PMDB, PR, PC do B e Pros, e conta com os já deputados e candidatos à reeleição Baiano Filho (PMDB), Romualdo Júnior (PMDB), Ademir Brunetto (PT) e Ondanir Bortolini, o Nininho, Mauro Savi, Wagner Ramos, Sebastião Rezende, Emanuel Pinheiro e Neldo Egon, esses últimos todos republicanos. Também devem disputar a preferência do eleitorado em Cáceres os candidatos José de Souza Brandão (DEM) e Geraldo Leão (PPS).