Município retoma encaminhamentos para exames de laboratório
Por Ascom/Clarice Navarro
14/07/2014 - 18:55
Sem atender há dez meses devido a entraves burocráticos, o município de Cáceres retomou hoje o gerenciamento e encaminhamento de pacientes do Sistema Único de Saúde(SUS) para exames laboratoriais. Os exames são feitos através de contrato firmado com laboratórios, e com recursos do governo federal, que o município gerencia.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Wilson Kishi, a solução do problema foi uma das orientações do prefeito Francis Maris quando empossou o secretário, no início de maio.
A contratação de laboratórios para realização de exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi uma das metas anunciadas pelo secretário, assim que assumiu.
Hoje(14), o chefe de Divisão do Setor de Avaliação e Controle da SMS, Raul Ramos Leite, informou que foram contratados os laboratórios São Lucas e Exame, que são credenciados pelo SUS e também pelo CNES(Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), além de terem a estrutura física e prestarem serviços especializados, como determina o CBO(Código Brasileiro de Ocupações).
"Quem controlava o encaminhamento para exames era o Estado. Quando se adotou a Gestão Plena, a incumbência passou para os municípios, com as mesmas regras, seguindo um Termo de Referência para a contratação dos serviços"-explica Raul.
São disponibilizados 117 tipos de exames de laboratório, e 11.121 exames/mês, para pacientes oriundos de atendimento médico em unidades de saúde como postos e PSF´S. Com o encaminhamento médico que prescreve o exame, o paciente se dirige até a Secretaria Municipal de Saúde, para realizar o agendamento junto ao laboratório credenciado.
"Mais uma tarefa cumprida"- comemora o secretário, afirmando que a aquisição de medicamentos para o Pronto Atendimento Médico também foi um passo importante. "A meta é comprar mais medicamentos para o atendimento da demanda", informa Kishi.