Unemat inicia cerimônias de colação de grau
Por assessoria
09/07/2012 - 18:57
Este semestre, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza cerimônias de Colação de Grau para 45 cursos de licenciatura e bacharelados, desenvolvidos em 11 cidades de Mato Grosso. Nesta sexta-feira (13.07), haverá formatura de professores indígenas da Faculdade Indígena Intercultural da Unemat, em Barra do Bugres, e as cerimônias ocorrem até o próximo mês, encerrando-se em 30 de agosto, em Cáceres.
Com as Colações de Grau em dez campi e um núcleo pedagógico, a Unemat entrega à sociedade profissionais qualificados nas áreas de Administração, Agronomia, Arquitetura, Biologia, Computação, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção Agroindustrial, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Turismo e Zootecnia.
A Unemat oferta 76 cursos de graduação, nas modalidades regular e diferenciada, como Ensino Superior Indígena, cursos fora da sede e educação aberta à distância, em atendimento a mais de 15 mil acadêmicos.
Calendário de colação de grau- Faculdade Indígena (13/07), Pontes e Lacerda (1º/08), Barra do Bugres (02/08), Nova Xavantina (09/08), Alto Araguaia (10/08), Alta Floresta (14/08), Colider (15/08), Sinop (16/08), Tangará da Serra (22/08), Juara (23/08), Cáceres (30/08).
33 novos professores indígenas
Colação de grau da Faculdade Indígena Intercultural ocorrerá na sexta-feira (13.07)Trinta e três professores indígenas de 11 etnias de Mato Grosso recebem diploma de licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), possibilitado pelo programa inovador desenvolvido pela Unemat. A colação de grau da Faculdade Indígena Intercultural ocorrerá nesta sexta-feira (13.07), em Barra do Bugres.
As licenciaturas específicas da Faculdade Indígena Intercultural têm por objetivo a formação e a habilitação de professores indígenas para o exercício docente no Ensino Fundamental e em disciplinas específicas do Ensino Médio, nas escolas das aldeias. São oferecidos cursos superiores de licenciatura nas áreas de Línguas, Artes e Literaturas; Ciências Matemáticas e da Natureza; Ciências Sociais e Pedagogia Intercultural.
Nesta quarta e quinta-feira (11 e 12) haverá seminário de apresentação de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Dentre os temas analisados, os professores indígenas investigam os artefatos tradicionais, medicina tradicional e saúde, geometria em artesanato e casa tradicional, mito de origem, festas e rituais, cantos e música, processo de aprendizagem.
Sobre a Faculdade - Sediada no campus da Unemat em Barra do Bugres, a Faculdade Indígena Intercultural começou suas atividades em 2001 como projeto ‘Terceiro Grau Indígena’, formou 276 professores indígenas e 94 já fizeram pós-graduação. Os estudantes atuam em 146 aldeias do Estado de Mato Grosso, situadas em 35 municípios.
Os cursos de licenciatura da Unemat constituem o primeiro programa institucional dessa natureza implantado no Brasil, que hoje é considerado referência para outras iniciativas de formação de professores indígenas, tanto em outros estados como fora do País.
O pioneirismo da Universidade na oferta da graduação específica e diferenciada para povos indígenas é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Unesco como ação de política afirmativa voltada para a inclusão dessas populações no Ensino Superior.
Os cursos são possibilitados por parceria entre a Unemat, Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres.