O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Orlando Perri, aproveitou a presença dos 79 gestores gerais que vieram à Capital para receber o Manual da Central de Administração da 1ª instância do Poder Judiciário, na última quinta-feira (31 de julho), e improvisou uma reunião de trabalho, que ocorreu na Escola dos Servidores.
O encontro teve como objetivo reforçar a prática da gestão participativa, oportunizando uma aproximação entre os gestores das comarcas de modo a ouvi-los, bem como compreender quais são suas principais sugestões e demandas. Durante duas horas, o presidente se colocou à disposição dos gestores para responder perguntas sobre reformas de fóruns, estruturação das comarcas, rotinas de trabalho, concurso público, entre outras.
De acordo com Perri, além de focar na qualificação dos servidores do judiciário mato-grossense, outro pilar de sua gestão é a aproximação das comarcas do interior com o Tribunal.
“Há muito tempo ouço os magistrados e servidores do interior se lamentarem de uma distância física e profissional entre eles e a Capital. Por isso temos feito todo o possível para atender às comarcas do interior de modo que não lhes falte absolutamente nada. Tudo o que tiver na Capital, também terá que ter no interior”, afirmou o presidente.
Entre as ações voltadas para o interior estão a disponibilização de cursos de qualificação por meio do ensino à distância, a criação de manuais para facilitar a rotinas de trabalho dos servidores, a abertura de vagas para novos estagiários, a oferta de profissionais da saúde para o atendimento dos servidores, a inauguração de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, entre outras.
Quanto ao mote do evento, que foi a entrega dos manuais, Perri disse que pretende manualizar todas as atividades do Judiciário, com o intuito de evitar a repetição de erros e dar mais celeridade aos processos.