Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Educação de Jovens e Adultos transforma vidas em Araputanga‏
Por Elaine Andrade – Assessora de Comunicação/Sistema FIEMT
05/08/2014 - 17:10

Foto: assessoria

O senhor Ivanildo José Rodrigues, de 57 anos, não teve muitas oportunidades para estudar quando jovem. Sempre viveu na área rural e se envolveu desde cedo com a criação de vacas leiteiras. Trabalhou tão bem, que virou um dos cooperados da Cooperativa Agropecuária do Noroeste de Mato Grosso, em Araputanga, conhecida pelos produtos Lacbom. Rodrigues gerenciava tão bem seus negócios que foi convidado para ser diretor vice-presidente da Lacbom, mas nesse momento de vitória surgiram outros obstáculos. Ele sentiu a falta que os estudos lhe faziam e percebeu que seus colegas de trabalho também eram prejudicados por não terem frequentado a escola.

Nesse período, a CoopNoroeste contratou a Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), e o senhor Ivanildo e seus colegas voltaram à sala de aula. Atualmente, ele não é mais diretor da empresa, mas continua sendo referência para todos. “Quando o Ivanildo pensou em desistir, nós o chamamos para conversar e o incentivamos a continuar, porque ele é um exemplo para muitos aqui. Contamos que os nossos colaboradores pensavam que se o diretor da empresa está na EJA, então eles também conseguiriam”, relata o atual diretor presidente, Ademar Furtado da Silva.

O incentivo foi fundamental. O senhor Ivanildo e outros 50 alunos concluíram o Ensino Médio e o Ensino Fundamental e colaram grau na última sexta-feira (01/08). Para o gerente do Sesi-Cáceres, unidade responsável pela supervisão da EJA em Araputanga, Lucides Ortega, este é apenas o começo de um caminho em busca do conhecimento. “Que está jornada não se encerre aqui. Parabenizamos a todos pelo empenho e dedicação, mas outras portas devem ser abertas com o Ensino Superior ou Profissionalizante. Desejamos a todos muito sucesso nessa caminhada!”.

Leandro de Souza Costa, de apenas 22 anos, já buscou seu caminho. Ele foi aprovado no vestibular e irá iniciar o curso de Ciências da Computação, na Unemat, em Barra do Bugres. “Quando tinha 15 anos, parei de estudar. Não tinha apoio da família e precisava trabalhar para ajudar meus pais. Mas sempre tive em mente que eu tinha que concluir o Ensino Médio e entrar na faculdade. Meu foco agora são os estudos”.

O Sesi-Cáceres atua na Lacbom desde 2011 e já matriculou mais de 170 alunos na EJA. Atualmente, novas turmas estão com vagas abertas nesta empresa e os interessados devem procurar o RH para garantir sua vaga ou buscar mais informações pelo (65) 3222-1216. O senhor Valentin Ferreira Silva, de 49 anos, garante que vale a pena. “Cresci muito como pessoa e profissional. Aprendi a falar, quando falar e também a ouvir”.

 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,05

05/08/2014 - 10:44
Artigos

Comportamento do cão X humanos

05/08/2014 - 06:36
Agronegócio

Novidades para o FCO em 2015

04/08/2014 - 17:51
Artigos

Aventuras de dois volumes viajantes

04/08/2014 - 13:39