Ao contrário do que muitos pensam os cães não tem noção cronológica dos dias, nem de passado e nem de futuro, os cachorros vivem apenas o presente. Agora você deve estar se perguntando: “mas como cães aprendem comandos?” Esse aprendizado esta relacionado a um meio de sobrevivência, de eventos variáveis, ou seja, repetições, e a correção faz parte do desenvolvimento canino.
Sem a consciência de que somos diferentes, entramos em disputa com os cães e acabamos ficando nervosos ou frustrados com suas reações. Daí para frente escapa um xixi aqui, um sapato roído ali, pulos e choros excessivos, gerando raiva e desconforto em seus donos carinhosos. E qual a consequência disso? Gritos e agressões. Cães não são humanos, eles têm necessidades e comportamento próprios e que por causa do desconhecimento que as pessoas têm em relação à isto, entram em conflito com seus cães, provocando problemas de comportamento, tornando esta convivência desagradável e no caso da agressividade, perigosa.
Importante entender que um cão submisso não é um cão triste, desprezado e medroso. Se na hierarquia familiar ele ocupar o lugar mais inferior, não ficará desapontado, pelo contrario, ele respeitará a sua posição e viverá muito feliz, pois cães são tão felizes sendo o membro subordinado da família quanto sendo membro mais dominante.
Nunca usar a agressão física para puni-lo, respeite a hierarquia natural entre seus cães. Alimente, afague e leve para passear na ordem de dominância, sem se sentir culpado, pois esta é uma condição natural para eles e isto evita brigas e confusões.
Viva o melhor de cada momento da vida com seu cachorro, pois ele fará isso quando estiver com você, correções fazem parte do mundo canino e são saudáveis para eles. Não se preocupe, eles não guardam mágoa, pensar dessa forma sobre os cães é humaniza-los, e isso com certeza é um problema.
Mônica Vignardi Correa
Adestradora e Consultora Comportamental