A Secretaria de Ação Social –realizou na última semana três Mutirões Rurais, que foram feitos em parceria com a SETAS, secretarias municipais de Educação e Saúde. SEMATUR, SENAR/Sindicato Rural e Exército Brasileiro.
O primeiro mutirão aconteceu no dia 4, segunda-feira, no Distrito do Caramujo, na Escola Municipal Santo Antonio do Caramujo. No dia 5, a ação seguiu para o Distrito da Sadia, na Escola Municipal 16 de Março, e no dia 7, na Fazenda Soteco. Os mutirões, que aconteceram em atendimento a uma solicitação do vereador (atualmente licenciado) Manoel Leiteiro, aconteceram das 8 às 16 horas, disponibilizando os seguintes serviços:
*Instituto de Identificação: emissão de cédulas de identidade 1ª e 2 ª via, sendo necessária a apresentação da certidão de nascimento ou casamento original e duas fotos 3 X 4. Crianças a partir de 9 anos, que saibam assinar, também poderão fazer a identidade.
*SETAS: fotógrafo disponível no local; máquina de fotocópias (xerox); emissão de hipossuficiência para a 2ª via de RG (para quem tem renda de até 03 (três) salários mínimos; solicitação de 2ª via da certidão de nascimento; casamento e óbito emitidas em todo território nacional.
*SINE/SETAS: Emissão de Carteira de Trabalho, sendo necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento ou identidade, e uma foto 3 X 4. Serviço oferecido para maiores de 14 anos.
*SEMA: Emissão de 30 carteiras de pescador para aposentados acima de 60 anos, sendo necessária a apresentação de CPF e RG.
*MT Saúde: Teste de glicemia e aferição de pressão arterial. Para a realização do teste de glicemia, a pessoa deve estar em jejum duas horas antes da realização do exame.
*DETRAN: Palestra sobre Educação no Trânsito r distribuição de material informativo.
*PROCON: Orientações ao consumidor e atividades pedagógicas.
*SAÚDE -Município e Exército: atendimento odontológico e atendimento médico com clínico geral.
*CTA: Realização de Teste Rápido de HIV, orientações, distribuição de preservativos, atualização cadastral do Cadastro Único/Bolsa Família, corte de cabelo, informações sobre os serviços realizados pelas unidades da Secretaria de Ação Social nos CRAS e CREAS.
Para o prefeito Francis Maris, que compareceu aos três mutirões, a parceria firmada torna possível levar serviços essenciais à população da zona rural. “É visível a satisfação dos moradores, e isso faz com que todo o esforço valha a pena”-disse ele.
No Distrito do Caramujo, as donas de casa Lea Gomes e Jurani Conceição, expressaram a satisfação afirmando que é difícil para elas o deslocamento até a cidade, e que a população precisa especialmente do atendimento médico/odontológico e da emissão de documentos. “Os mutirões ajudam muito”-disseram.
Na manhã desta segunda-feira, 11, o secretário de Ação Social do município, Claudio Henrique Donatoni, apresentou o resultado dos três mutirões durante a reunião semanal de secretários e prefeito:
Distrito do Caramujo: 2.117 atendimentos
Distrito de Nova Cáceres (Sadia): 2.472 atendimentos
Fazenda Soteco: 1.461 atendimentos
TOTAL de 6.050 atendimentos