Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Avião de Riva será utilizado para atender Segurança Pública e a Saúde
Por assessoria
06/04/2017 - 05:07

Foto: arquivo

Em ofício encaminhado em 7 de fevereiro para a juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Santos Arruda, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Rogers Jarbas, pediu a concessão ao Estado da aeronave Chayenni II prefixo PR-MSP, com capacidade para oito pessoas, apreendida devido ao processo judicial em trâmite movido pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público em desfavor de José Geraldo Riva e Janete Gomes Riva.

No documento, o secretário relata que a Sesp tem o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade aérea de pronto emprego composta pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros possuindo sete aeronaves, sendo três helicópteros e quatro aviões e poderia operar a aeronave como fiel depositário.

A aeronave é turbo-hélice, o que reduz em até uma hora o tempo de viagem até municípios como Vila Rica, Confresa, Aripuanã e Colniza, os mais distantes da capital, o que dá um tempo resposta com maior capacidade para transporte de enfermos, feridos e para levar a tropa em operações como grupo antibombas e tropas especializadas como o Bope e GOE.

Na área da Saúde, o estado tem gasto grande com transporte aeromédico. Por meio de kit UTI removível, a aeronave vai atuar como UTI aérea e vai reduzir em 50% o gasto da Secretaria de Estado de Saúde com avião fretado, que são do mesmo modelo Chayenni.

Ainda em março, a juíza encaminhou ofício para a Sesp autorizando o uso da aeronave. A magistrada indeferiu o pedido de Janete Gomes da Riva de ser a fiel depositária do avião no dia 17 de março. Esta decisão consta no Diário de Justiça Eletrônico, que circulou nesta quarta-feira (05.04).

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Escala de atendimento médico no PAM para abril

04/04/2017 - 05:41