Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Suicício: familiares e amigos devem ficar mais atentos aos sinais
Por Diário de Cuiabá
06/08/2017 - 08:08

Foto: arquivo

De cada dez pessoas que se suicidam, oito falam da vontade de cometer o ato. O coordenador do Centro de Valorização da Vida em Cuiabá (CVV), Joimmyr Hellensberger, afirma que familiares e amigos devem ficar mais atentos aos sinais. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública apontam que somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 13 casos de suicídio em Cuiabá e sete em Várzea Grande. 

Em Mato Grosso 79 pessoas tiraram a vida nos seis primeiros meses do ano, uma média de uma pessoa a cada dois dias. No ano passado em todo Estado foram 180 casos, 37 em Cuiabá e 19 em Várzea Grande. O coordenador do CVV confirma que em se tratando de sinais as pessoas dão sim sinais, tem muitos casos que a pessoa fala que está tentando se matar, mas muitos pensam que é para chamar atenção. “Estatísticas mostram que de dez pessoas, oito falaram que ia fazer e não foram levados a sério. Temos que observar hábitos, uma pessoa que costumava se cuidar e começa a ficar desarrumada. São sinais de alerta que as pessoas precisam dar mais atenção”, diz. 

Joimmyr diz ainda que uma das maiores causas do suicídio é a depressão. No entanto ele ressalta que as pessoas ainda têm muito preconceito com a depressão. “O preconceito é tão grande que existe o auto preconceito. O preconceito é tão grande que nem a própria pessoa quer procurar ajuda”. 

A orientação do coordenador do CVV é que as pessoas busquem ajuda, procurem outras pessoas para conversarem. Tem muitas pessoas que pensam que o CVV é só para quem quer se suicidar, mas Joimmyr frisa que o CVV atende pessoas que querem falar sobre coisas que as outras pessoas não querem ouvir. 

Joimmyr diz que o CVV trabalha mais com a prevenção, é como uma vacina para a gripe, a pessoa não toma a vacina porque está gripado, mas para não ficar. Em Cuiabá o CVV já atua há 25 anos, com uma média de mil atendimentos por mês, via telefone, nas 24 horas do dia. Os números de contato são 141 (para Cuiabá e região) e (65)3321-4111. 

Além disso, o CVV oferece atendimento pessoal na sede do centro na Comandante Costa, 296, de segunda à sexta-feira das 8h às 16h ou ainda pelo chat através do site WWW.cvv.org.br. 

Além do trabalho do CVV Comunidade que criou em vários postos do Brasil inclusive em Cuiabá, o Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio – GASS. O objetivo é uma troca de experiência e de apoio emocional. O Grupo de Apoio é realizado toda terceira terça-feira do mês, às 19h, no Posto CVV Cuiabá. 

Carregando comentarios...

Polícia

Tenente Ledur é afastada das funções

04/08/2017 - 07:00
Artigos

Memórias da Câmara

02/08/2017 - 10:05