Apesar da intensificação do período de estiagem Cáceres não deve ter problema na distribuição de água potável.
A afirmação é de Paulo Donizete gerente da autarquia Águas do Pantanal, ele disse que no ano de 2016 foi feita a troca da bomba de captação com maior capacidade de produção de água, e mesmo com a diminuição das águas do Rio Paraguai não haverá problemas de fornecimento.
Paulo Donizete destacou que uma nova adutora já foi licitada e que ainda em Agosto deva ser iniciada, a implantação será rápida por ser uma obra de 600 metros com 300 milímetros, no percurso da captação até à estação de tratamento.
A grande preocupação é com as perdas da água captada e para amenizar esse problema os registros estão recebendo novos filtros para inibir os vazamento.
Um outro problema apontado pelo gerente é o aumento da pressão que é imposta na rede para que a água chegue até às residências em bairros mais afastados o que acaba gerando alguns rompimentos e interrupção do fornecimento de água.
A autarquia conta com 5 equipes de encanadores para manter o fornecimento diário a comunidade e não deve sofrer mudanças mesmo no período crítico.
Com o objetivo de facilitar esse trabalho foram adquiridas 4 novos veículos, 2 já foram entregues ao setor operacional e outros 2 devem chegar nos próximos dias.
Paulo Donizete disse também que o fornecimento atualmente é bom e que toda cidade está recebendo água nas torneiras, mas ele fez questão de dizer que por ser um período muito seco, muitas pessoas exageram nos gastos e isso pode comprometer o abastecimento além de pesar no bolso do usuário.
Quanto a coloração da água e mal cheiro ocorrido em anos anteriores o gerente descartou essa possibilidade em 2017.