Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Falha de engenharia vai atrasar implantação da ZPE
Por Sinézio Alcântara
02/08/2017 - 10:35

Foto: arquivo

Uma falha de engenharia irá atrasar ainda mais a implantação da Zona de Processamento de Exportação – ZPE de Mato Grosso, que será instalada em Cáceres. Lançada no dia 6 de maio, pelo governador Pedro Taques, a primeira etapa da obra estava prevista para ser concluída, em um ano. Porém, um erro no projeto, atrasou o cronograma da obra. A construtora Primus Incorporação e Construção Ltda., vencedora do processo de licitação, está refazendo todo serviço de topografia e terraplanagem da área porque o local estava abaixo do pavimento asfáltico da rua.

“Perdemos 60 dias fazendo a correção do projeto, por isso requeremos mais dois meses para cumprir o cronograma e entregar a obra no tempo previsto de um ano” informou na semana passada, o engenheiro Pedro Júnior, aos secretários Wilson Santos (Cidades), Carlos Avalone (Desenvolvimento Econômico) e ao prefeito Francis Maris Cruz. O empreendimento é aguardado há cerca de 30 anos como forma de atrair investimentos de diversos segmentos para Mato Grosso.

A primeira fase das obras tem valor inicial previsto de R$ 16 milhões, montante já garantido pelo Governo Estadual. A área total é de 239,68 hectares e será dividida em cinco módulos. O espaço terá capacidade de abrigar 230 indústrias, principalmente das áreas de agronegócio e alimentação.

Apesar da preocupação, os secretários Carlos Avalone e Wilson Santos, minimizaram o atraso. “Essas dificuldades são normais” afirmou Avalone. Santos salientou que “essa demora é plausível” e que, até no final de agosto, os erros já estarão corrigidos e será dado início às obras de fundação. Serão construídos na primeira fase o prédio administrativo, um restaurante, o bloco da Receita Federal, um pátio de manobra, além da guarita principal de pedestre, guarita principal de veículos, guarita secundária de veículos e um galpão.
Também estão previstas a construção da rede de água, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), drenagem, além de estações elétricas.

Presidente da Associação da Zona de Processamento de Exportação (AZPEC), o produtor Pedrinho Lacerda, reafirmou que existem, pelo menos, 19 empresas interessadas a se instalarem no distrito industrial. As ZPE’s são distritos industriais que possibilitam a comercialização de mercadorias com isenção fiscal. A escolha de Cáceres para a construção da zona aduaneira deve-se à localização estratégica, que possibilita o transporte dos produtos via Oceano Pacífico. O projeto total da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres está orçado em R$ 60 milhões.

Carregando comentarios...

Artigos

Memórias da Câmara

02/08/2017 - 10:05
Artigos

As mães e os filhos das mães

01/08/2017 - 10:01
Artigos

Como ter um dia bom

31/07/2017 - 19:57
Cidades

Grupo Juba realiza sorteio

31/07/2017 - 13:43