Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres: vacinação contra a gripe começa hoje,23
Por assessoria
23/04/2018 - 10:33

Foto: divulgação

A Prefeitura de Cáceres, através da secretaria de Saúde, informa que nesta segunda, 23, se inicia a campanha de vacinação contra a gripe. A estimativa do Ministério da Saúde é que sejam imunizadas cerca de 21 mil pessoas em Cáceres. A campanha vai até o dia 01 de Junho e o Dia D da vacinação será em 12 de maio.

Os postos de saúde do Vista Alegre, Vila Irene, Santa Isabel, CAIC, Vitória Régia, Vila Real, Centro Referencial de Saúde (Postão) e o Ambulatório da Criança já estão com a vacina disponível, na manhã desta segunda também foram encaminhadas doses para Horizonte d’oeste e para o Caramujo. Nos bairros onde não está havendo vacinação, a população acima de 15 anos pode procurar o Centro Referencial de Saúde, adolescentes abaixo desta idade devem ser vacinados no Ambulatório da Criança.

Segundo o Secretário interino de Saúde, Antônio Mendes, inicialmente foram repassada 5 mil doses da vacina. “Recebemos por enquanto 5 mil doses para iniciarmos a vacinação e durante a campanha chegaram novos lotes de vacina. É importante frisar que todas as pessoas dos grupos de risco, e que tem direito a receber a gratuidade, serão imunizadas”.

O público que tem direito a receber a vacina de forma gratuita são os seguintes:

Crianças de 6 meses a 5 anos
Gestantes
Idosos acima de 60 anos
Trabalhadores da área de saúde
Professores das redes pública e privada
Indígenas
População privada de liberdade, jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.
Profissionais do sistema prisional
Portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza

A vacina que será aplicada tem como objetivo proteger contra o Influenza A nas variações, H1N1, H3N2 e Influenza B. A Vacina é contraindicada a pessoas que tem alergia a ovo de galinha e seus derivados.

 
 
 
 
A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.
Tipos de vírus
 
A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Para o ministério, o acréscimo da proteção contra o H3N2 acontece após a infecção de 47 mil pessoas no hemisfério norte, em janeiro, mas no Brasil, segundo Carla Domingues, coordenadora-geral do programa de imunização do ministério, “não há nenhuma evidência que teremos uma circulação forte do H3N2”.
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Energisa tem 40 oportunidades de emprego em Mato Grosso

20/04/2018 - 19:50