Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Dia Mundial do Meio Ambiente
Por por Romildo Gonçalves
01/06/2019 - 10:35

Foto: arquivo

Este importante dia está chegando! Temos a comemorar? Penso que sim! Apesar dos pesares e de todos os percalços, temos hoje mais e melhor qualidade de vida, do que tínhamos na década de 70 isso é fato. Hoje temos maior conscientização e sensibilidade na preservação e conservação da vida do que havia na década de 70.

 

Temos boas e avançadas legislações ambientais produzidas nas décadas de 80 e 90 auge da elaboração e edição de boas e sustentáveis legislações que miram o país de maneira macro e holística ao mesmo tempo. Seja para o mundo biótico ou abiótico dos recursos naturais e da vida na sua essência é também uma realidade.

 

 

Hoje a ONU, mira com maior amplitude as questões ambientais mundiais, aliando e retroalimentando a mídia mundial com informações ambientais mais precisas e mais seguras e com maior sustentabilidade, fazendo chegar a sociedade humana em todos os países do mundo verdades mais objetivas sobre a vida.

 

Como se sabe, a realização da 1ª Conferência global das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano na Suécia se deu na década de 1970, naquele ano a ONU chamou para si uma responsabilidade coletiva mundial. Sem sombra de dúvidas essa Conferência foi um marco histórico para a política ambiental internacional, foi um posso decisivo para o surgimento de novas visões para o gerenciamento ambiental mundial.

   

Há três décadas venho dialogando com a sociedade, e em especial com meus alunos, a questão do mundo globalizado, o papel da mídia na divulgação de informações precisas e responsáveis das questões ambientais, procurando entender a importância de estarmos juntos: homens, máquinas, tecnologias, informações e meio ambiente

Por e com esse viés, direcionou-se a atenção das nações no mundo para as questões ambientais, de maneira mais precisas para maneja-las, sustentá-las e preservá-las. Novas, modernas e avançadas legislações foram criadas no mundo e no Brasil, e como se vê o Brasil é um exemplo vivo nessa seara com as legislações editadas na década de 80 e 90.

 

É certo que a partir da década de 70 podemos dizer que o mundo mudou para melhor ambientalmente falando. Novas Conferências, novos cursos, palestras, seminários...Continuam pipocando e inovando a vida no mundo inteiro, mostrando e criando meios para que possamos viver de maneira harmônica com a vida, e com o meio ambiente.Dos 113 países que participaram da conferência da ONU em Estocolmo em 1972, cientistas, pesquisadores, governantes, gestores e sociedade discutiram gestões ambientais de maneira macro e holísticas de como gestar políticas públicas mundo afora de maneira legal e responsavelmente e sustentáveis.

 

Na pauta das prioridades da Conferência abordaram a degradação ambiental causada pela atividade humana; os riscos do uso aleatório do meio ambiente e suas consequências para a sobrevivência e continuidade da vida no planeta terra na sua plenitude. Certamente temos a comemorar sim! Hoje temos seguramente mais conhecimentos, consciência e sensibilidade, sobre a importância da preservação, da vida e do nosso papel nesse dinâmico processo. Seja na sustentabilidade ambiental, e no respeito à continuidade da vida, há sempre um olhar mais aguçado nesse mirar ambiental.

 

Há três décadas venho dialogando com a sociedade, e em especial com meus alunos, a questão do mundo globalizado, o papel da mídia na divulgação de informações precisas e responsáveis das questões ambientais, procurando entender a importância de estarmos juntos: homens, máquinas, tecnologias, informações e meio ambiente.

 

Mas afinal por que o dia mundial do meio ambiente é 05 de junho? Ele foi instituído pela ONU em 1972 como um referencial para nos alertar de que o planeta em que habitamos depende de nós para continuar vivo. Assim como dependemos de sua existência para continuidade da vida.

 

Comemorar esse dia é estar comprometido com o meio ambiente, com a vida, seja, você um cidadão comum, um governante, um gestor... Só assim, as questões ambientais tornar-se-ão efetivamente mais conhecidas, mais divulgadas e consequentemente melhor compreendidas por todos.

 

Participar efusivamente desse dia é estar comprometido com a vida, é renovar esperanças de dias melhores, é interagir harmonicamente com a vida em toda sua plenitude, no ambiente em que vivemos. Participe, vamos juntos sonhar e realizar!

 

ROMILDO GONÇALVES é biólogo, professor e pesquisador da UFMT.

Carregando comentarios...

Educação

IFMT abre seletivo para 14 campi

01/06/2019 - 09:41