MT tem 68 novos delegados de polícia
Por Secom
20/07/2012 - 09:26
Como parte de um planejamento de melhoria da segurança pública, Mato Grosso conta agora com mais 68 delegados para a Polícia Judiciária Civil. Os nomeados tomaram posse na quinta-feira (19) e iniciam ainda esta semana o curso de formação técnico-profissional da Academia da Polícia Judiciária, com duração de cinco meses. Esse processo de estruturação vem sendo realizado em diversas áreas do Governo desde o último concurso público, segundo o governador do Estado, Silval Barbosa.
Silval lembrou que somente na área da segurança já foram chamados profissionais aprovados para a Polícia Militar, Bombeiros, além de investigadores, peritos e agora delegados. Existe ainda a previsão de chamar mais 52 delegados, e até de realizar um novo concurso público para a área da segurança. “Estamos preparando este concurso para ainda este ano”, frisou o chefe do Executivo estadual.
A maior parte dos delegados empossados nesta quinta-feira irá atuar no interior do Estado. “Esses delegados vêm somar ao serviço que a PJC presta à população e com eles buscaremos atender a demanda de todas as 12 grandes regionais do Estado. Alguns delegados serão remanejados para Cuiabá, porque na Região Metropolitana também há necessidade de delegados”, explicou o diretor delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, esse aumento no quadro de delegados melhora a qualidade do trabalho prestado e a relação com a sociedade. “Temos alguns problemas no interior, com municípios sem delegado, e com essa posse vamos conseguir suprir essas demandas. Isso faz uma diferença muito grande para o Estado, principalmente com projetos que temos dentro da área segurança pública como, por exemplo, para a Copa do Mundo de 2014. Vai ser um diferencial muito grande”, disse.
Os delegados de polícia foram nomeados no Diário Oficial Eletrônico do dia 28 de junho. Com a posse, o quadro de delegados da Polícia Judiciária Civil passa de 182 para 250 profissionais. Na solenidade de posse compareceram o vice-governador Chico Daltro, os secretários de Estado Paulo Lessa (Justiça e Direitos Humanos), José Assis Guaresqui (Esportes), José Lacerda (Casa Civil), Cel. PM Ildomar Macedo (Casa Militar) e demais autoridades.