De olho nas férias do final de ano, a Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso lança mais uma etapa da campanha Fique Seguro. A partir desta segunda-feira (17), magistrados e servidores do TJ receberão orientações sobre como garantir a segurança pessoal e patrimonial se a opção for viajar para comemorar o Natal e o Réveillon longe de casa. São dicas simples, mas que podem evitar transtornos, além de prejuízos financeiros. A campanha se estenderá gradativamente a todas as 79 comarcas do Estado.
Segundo o coordenador militar do Tribunal de Justiça, coronel Wilson Batista, os cuidados devem começar antes da viagem, durante os preparativos. Caso decida viajar de carro, é fundamental fazer uma revisão completa do veículo, para garantir conforto e segurança no trajeto. Entre os itens que precisam ser checados estão freios, embreagem, pneus, limpadores de para-brisas, cintos de segurança, buzina, iluminação, bateria e combustível.
Se a viagem for de avião, alguns cuidados também devem ser tomados. O coronel alerta que é comum as pessoas se ‘desligarem’ ao entrarem de férias e isso faz com que elas deixem de prestar atenção ao que ocorre em volta, dando oportunidade para pessoas mal intencionadas agirem. Nos aeroportos, é importante estar atento à bagagem, pois há quadrilhas especializadas em furto de malas e bolsas.
Outro alerta do coronel é quanto às informações divulgadas pelas redes sociais. O oficial diz que as pessoas atualmente expõem toda a sua vida na internet, inclusive contando quando vão viajar, para onde e quantos dias pretendem ficar. Ele explica que isso torna a moradia vulnerável, já que todos ficam sabendo que não haverá ninguém em casa durante determinado período.
Para evitar que isso ocorra, o coronel afirma que é importante manter contato com um vizinho ou um parente para que ele possa manter uma rotina na casa, de abrir portas e janelas, acender e apagar luzes e, principalmente, recolher correspondências. O objetivo é não dar a impressão de que a residência está abandonada.
O coronel lembra ainda que, com crianças, todo cuidado é pouco. Por isso, esteja onde você estiver, na praia, no campo ou na cidade, sempre é bom colocar no pulso da criança uma pulseira com o telefone e o endereço, caso ela se perca. Também é importante ensinar a criança a procurar um policial militar ou alguém usando farda caso se apresente alguma situação de risco.
Multiplicadores
A Campanha Fique Seguro nas Férias atingirá todas as comarcas do interior até o dia 20 de dezembro, quando terá início o recesso no Poder Judiciário de Mato Grosso. Durante esse período, policiais militares estarão visitando cada unidade judiciária para explicar aos magistrados e servidores os cuidados que devem ser tomados durante as férias.
A grande vantagem da campanha, segundo o coronel, é que ela não atinge apenas os cerca de 5 mil servidores da Justiça Estadual, porque cada juiz e cada servidor se transformam em multiplicadores dessas informações, para seus amigos e parentes, fazendo com que essas dicas alcancem milhares de pessoas.