O Hospital Bom Samaritano, em Cáceres (225 km a oeste da Capital), está há três meses sem receber os repasses estaduais do governo. O valor da dívida é estimado em R$ 150 mil. Na manhã desta segunda-feira (1º), o presidente da Câmara de Vereadores de Cáceres, Alvasir Alencar se reuniu com o secretario adjunto de Saúde, Allan Basílio para cobrar providências.
Segundo ele, estão atrasados os repasses dos meses de setembro, outubro e novembro deste ano. Conforme o presidente da Câmara de Cáceres, o recurso do governo federal já está nas contas do Estado, que não fez os repasses à unidade.
Sem a quantia uma crise financeira atinge o hospital. “Empréstimos de terceiros para pagamento de funcionários e para que os serviços à população não fossem paralisados tiveram que ser feitos”.
O hospital “O Bom Samaritano” é o único em Mato Grosso referência no tratamento de doenças dermatológicas como pênfigo, hanseníase, leishmaniose e úlceras alérgicas dentre outros. Atualmente, a unidade recebe doações dos segmentos da sociedade organizada.
Ao final do encontro, o secretário adjunto de Saúde, Allan Basílio, garantiu que os repasses serão atualizados. “Vamos regularizar essa situação nos próximos dias. Faremos a diluição dos meses atrasados e a partir daí vamos aguardar o orçamento para liberar o recurso.”