A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) começa o ano de 2015 sob o comando de uma mulher, após 16 anos. A professora Ana Maria Di Renzo foi eleita reitora em 2014 e empossada no dia 18 dezembro. Ela assegura que a marca da sua gestão terá o foco acadêmico.
Sob seu comando, a nova reitora assegura que o ano de 2015 será marcado por investimentos que possam estruturar e garantir a qualidade dos cursos oferecidos pela Instituição. “Agora que temos a garantia orçamentária, queremos fazer os investimentos que são necessários para que nossos cursos e nossos acadêmicos tenham a qualidade que merecem. Essas obras são importantes e não foram realizadas antes porque a instituição não tinha a garantia orçamentária, e com isso não podia executar o seu planejamento”, diz.
Eleita com 57% dos votos válidos, a professora Ana Di Renzo, juntamente com o vice-reitor, professor Ariel Lopes Torres, venceram nos três segmentos universitários: acadêmicos, professores e técnico-administrativos.
A sua equipe de pró-reitores é composta por um quadro técnico, onde professores e técnicos possuem experiência em gestão acadêmica para dar conta das pastas de Ensino de Graduação; Pesquisa e Pós-Graduação; Extensão e Cultura; Assuntos Estudantis; Administração; Gestão Financeira; e Planejamento e Tecnologia da Informação.
A professora Vera Lúcia da Rocha Maquea é a nova pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg); o professor Rodrigo Bruno Zanin assume a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG); já o professor Alexandre Gonçalves Porto assume a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) será comandada pelo professor Anderson Marques do Amaral; a Pró-Reitoria de Administração continua sob o comando do técnico Valter Gustavo Danzer; assim como o professor Francisco Lledo dos Santos permanece na Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI). A pasta de Gestão Financeira (PGF), que até dezembro era ocupada pelo atual vice-reitor, Ariel Lopes Torres, passa à gestão do professor Ezequiel Nunes Pacheco.